Viagora

Piauí registra menor abstenção no Enem pelo 3º ano consecutivo

De acordo com o Inep, dos 119.379 inscritos no Piauí, 93.832 compareceram aos locais de prova e apenas 25.547 faltaram.

Pelo terceiro ano consecutivo, a taxa de ausentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Piauí é a menor do Brasil, tendo registrado 21,4% de abstenção no segundo domingo de provas. A taxa de abstenção no primeiro dia do exame no Piauí foi ligeiramente menor, de 18,5%.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 119.379 inscritos no Piauí, 93.832 compareceram aos locais de prova nesse domingo (11) e apenas 25.547 faltaram. Em todo o Brasil, mais de 5,5 milhões de pessoas se inscreveram e mais de 1 milhão faltaram. Depois do Piauí, a menor taxa foi da Paraíba, com 24,7% de faltosos. A maior quantidade de abstenções foi registrada no Amazonas, 37,5% dos inscritos. Mesma ordem do primeiro dia de provas.

O superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, explica que já era esperado que a abstenção do segundo dia fosse maior que a do primeiro. “Muitos alunos acabam desistindo de fazer a segunda prova e, obviamente, quem não fez a primeira geralmente não comparece também à segunda”, relata.

De acordo com informações das gerências regionais, para a grande maioria dos estudantes do Piauí que foram às provas hoje, o dia foi tranquilo. Relatos apontam apenas problemas de energia em um local de aplicação de José de Freitas e outro em Picos. Entretanto, os alunos seguiram com as provas.

O Samu também esteve a postos hoje atendendo a chamados de pessoas que passaram mal durante a aplicação. A Secretaria de Segurança registrou também algumas situações de tentativa de furto de veículos.

“Do mais, estamos terminando o Enem de forma tranquila, para a dimensão que é a prova”, completa o superintendente de Ensino Superior.

De acordo com o Secretário de Estado da Educação, Helder Jacobina, chegar até o ponto de aplicação das provas tem se mostrado mais fácil no Piauí do que em outras unidades da Federação. O Estado com a maior taxa de presença nas edições de 2016, 2017 e 2018 do Enem.

Facebook
Veja também