Viagora

Piauí registra quase 3 mil focos de incêndios no mês de Outubro

Em setembro foram registrados 3.422 focos. apesar da diminuição o índice ainda é preocupante.

Os focos de incêndio no Piauí tem aumentado desde o início do segundo semestre deste ano. Somente em setembro os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram 3.422 focos de incêndio no estado, um índice considerado preocupante.

No mês de outubro não foi diferente, os índices de calor continuaram em alta, chegando a registar 2.991 focos, a maioria deles em cidades localizadas no sul do estado. Mesmos com a diminuição dos índices de queimada em outubro, os números continuam preocupando os gestores do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

  • Foto: Douglas Júnior/O EstadoMP-PI elabora plano de prevenção e combate a queimadas em Teresina.

Carlos Eduardo da Silva, coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Semar, afirmou que fiscalizações foram realizadas durante o mês de outubro para diminuir o número de incêndios.

“Entre os dias 23 e 30 de outubro estivemos em campo com ações de fiscalização ambiental desenvolvidas em conjunto com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar. Realizamos várias etapas de fiscalização de combate à caça predatória que, na região dos cerrados, é uma das principais causas de aumento do número de incêndios florestais. As fiscalizações foram realizadas nos municípios de Bom Jesus, Uruçui, Currais, Sebastião Leal, Manoel Emídio e Floriano”,relatou.

As cidades piauienses que mais registraram focos de incêndio em outubro foram o município de Morro Cabeça do Tempo, com 194 focos; Uruçui, com 192; o município de Manoel Emídio, que teve 117 ocorrências; Baixa Grande do Ribeiro, onde foram registrados 110 focos; Palmeirais, com 84; Gilbués teve 80 focos; Corrente contabilizou 78 focos; Santa Filomena teve 67 focos; Santo Inácio do Piauí e Sebastião Leal, com 62 focos cada um.

Facebook
Veja também