Viagora

Piauí tem 70 internados em UTI por Covid-19, diz Sesapi

De acordo com a Sesapi o número global de internados vem caindo gradativamente, além dos índices se manterem em estabilidade.

Nesta terça-feira (12), o Estado do Piauí registrou 173 pessoas internadas em leitos para tratamento da Covid-19 em toda a rede hospitalar. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), são 70 pacientes ao todo.

De acordo com a Secretária de Estado da Saúde (Sesa-PI), o número global de internados vem caindo gradativamente, além dos índices se manterem em estabilidade. Neste ano a maior ocupação de UTI foi registrada no dia 18 de abril, com 444 pessoas em leitos hospitalares. A menor foi em 19 de setembro, com 58 pacientes.

Conforme o órgão, o número de internados chega a ser oito vezes menor que o registrado no pico da segunda onda, que chegou a ultrapassar 1.392 pacientes com a Covid-19. A demanda por UTIs é seis vezes inferior atualmente. Nas enfermarias os índices também apresentaram queda.

Conforme o secretário de saúde, Florentino Neto, a queda de internações é um indicativo da importância da vacinação. ‘’Estamos vendo que realmente está tendo uma queda na ocupação de leitos, tanto nos hospitais particulares, como nos hospitais públicos. Mas isso não é motivo para relaxar as medidas protetivas’’, comenta.

O gestor ainda comenta que essa queda mostra o impacto da vacina, mesmo em frente às novas variantes do vírus. ‘’ Vemos com muita preocupação o fato de muitos piauienses não estarem se preocupando em tomar em tomar a segunda dose da vacina. Por isso, pedimos o nosso povo a voltar ao posto de vacinação e concluir o esquema vacinal’’, destaca.

Desde o inicio da pandemia, houveram 321.838 casos, dos quais 314.623 já estão recuperados, incluindo 23.015 que foram internados e receberam alta hospitalar. Os óbitos somam 7.042.

Facebook
Veja também