Viagora

Piauí tem a terceira pior taxa de analfabetismo do país, diz IBGE

A PNADC também revelou que o Piauí tem a terceira menor média de anos de estudo entre as unidades federativas.

O Piauí tem a terceira maior taxa de analfabetismo entre as unidades federativas do Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), divulgada na sexta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 16,6% da população com 25 anos ou mais não sabiam ler e escrever em 2017.

O valor é menor do que o registrado em 2016, quando a PNADC verificou uma taxa de analfabetismo de 17,2% no Estado. Ainda assim, a redução de apenas 0,6 pontos percentuais. O Piauí só foi superado por Alagoas (18,2%), e Maranhão (16,7%).  Os menores números foram verificados em Rio de Janeiro e Distrito Federal, ambos com taxa de analfabetismo de 2,5%.

  • Foto: Ascom/MP-PISala de aula em situação precáriaSegundo o IBGE, o analfabetismo atinge 16,2% da população adulta e idosa, no Piauí

Ainda segundo a pesquisa, o percentual de pessoas que não sabem ler e escrever no Brasil caiu de 7,2% em 2016, para 7,0 pontos percentuais no ano passado. A redução da taxa em território nacional foi de apenas 0,2%.

Outro ponto constatado pelo levantamento foi a desigualdade entre homens e mulheres. No Brasil, a taxa de analfabetismo entre os homens é 0,3% maior do que as mulheres. No Piauí, a diferença é de 5,1% pontos percentuais.

Outra avaliação do levantamento foi o número médio de anos de estudos das pessoas de 25 anos ou mais de idade. No Piauí, houve um aumento leve entre 2016 para 2017, saindo de 7,2 para 7,4 anos de estudos em média. O valor é o terceiro mais baixo do país, ficando à frente apenas, do Alagoas (com 71,1 anos) e do Maranhão (com 7,2anos). O Distrito Federal apresentou a maio média de estudo entre as unidades federativas, de 11,4 anos.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Facebook
Veja também