Viagora

Piauí tem o menor número de casos de Covid-19 do Nordeste

Segundo o Estado, Medidas de isolamento adotadas desde março contribuíram para esse resultado.

Levantamento feito pelo Consórcio Nordeste mostrou que o Piauí é o estado com menor número de casos de coronavírus da região. Até a tarde dessa quinta-feira (14), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sespi) registrou 1.784 pessoas infectadas com a Covid-19. Em seguida, vem Sergipe, com 2.268 casos. Na outra ponta está o Ceará, com 19.156 vítimas do novo coronavírus (veja quadro).

Segundo o governo, a incidência da doença no Piauí, que mede a quantidade de infectados por cada 100 mil habitantes, é a segunda menor do Nordeste. São 54,50 vítimas para cada 100 mil pessoas, metade da média da região, de 109,74. O número de óbitos no estado também é o segundo menor, com 60 vítimas, enquanto em todo o Nordeste já são 3.874 mortes.

  • Foto: DivulgaçãoPesquisa NordestePesquisa Nordeste

A Secretaria da Saúde atribui o resultado às medidas de isolamento social adotadas pelo Governo do Estado ainda em março. Desde o dia 23 desse mês, um decreto estadual proíbe o funcionamento de estabelecimentos que exercem atividades não essenciais. Isso reduziu a circulação de pessoas e permitiu que o crescimento de infectados com a doença fosse menor do que a média entre os nove estados do Nordeste.

Um levantamento feito pelo matemático e professor Jefferson Cruz, integrante do Grupo de Trabalho de Saúde do Comitê Gestor de Crise (CGC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), apontou que sem o isolamento social o Piauí teria atingido 2 mil pessoas com Covid-19 no dia 23 de abril, com 50 mortes. No entanto, naquela data, havia 217 casos confirmados, e 15 óbitos.

No entanto, a taxa de isolamento tem caído nas últimas semanas, ficando em torno de 50%, considerada muito abaixo do mínimo aceitável de 70%. Isso significa que metade dos piauienses não estão ficando em casa, mas sim circulando nas ruas, muitas vezes em aglomerações. Isso aumenta muito as chances de contaminação pelo vírus Sars-Cov-2, altamente contagioso.

Com muitas pessoas adoecendo ao mesmo tempo e os casos mais graves precisando de leitos de UTI, muitos pacientes podem morrer por falta de atendimento. No Piauí, dos 189 leitos com UTI disponíveis para paciente com o vírus Sars-Cov-2, 43% estão ocupados com vítimas da Covid-19. Porém, dependendo da velocidade de novas contaminações, a capacidade do sistema de saúde pode ser alcançada rapidamente e, assim, podem faltar leitos.

Facebook
Veja também