Viagora

PIS/Pasep para nascidos em setembro começa a ser pago hoje

Serão contemplados os profissionais que trabalharam durante o ano de 2016.

O Ministério do Trabalho e Emprego libera hoje (14), o pagamento do abono salarial do PIS e do Pasep, ano-base 2016, para quem nasceu em setembro. O efetivo da iniciativa privada poderão sacar em qualquer agência da Caixa ou casas lotéricas de todo o país. Já os funcionários públicos com inscrição de final 2 já poderão retirar o benefício no Banco do Brasil.

  • Foto: Divulgação/MTETabela de pagamento do PISTabela de pagamento do PIS

O abono do PIS é destinado para quem trabalhou na inciativa privada ao menos um mês em 2016, com renumeração de até dois salários mínimo. Serão 24,34 milhões de brasileiros contemplados.

O valor depende do tempo de trabalho em 2016. Cada mês empregado equivale a um doze avos do salário mínimo. Assim, quem esteve todo o ano de 2016 efetivamente empregado, receberá os R$ 937,00. Há uma tabela de exemplos baseada no salário mínimo, no site da Caixa Econômica Federal.

  • Foto: Divulgação/MTETabela do Pasep.Tabela do Pasep.

Já o Paseb é contempla os funcionários internos do setor público, mas também devem cumprir os mesmo requisitos que os profissionais do setor privado, em relação ao tempo de serviço.

Até o final de agosto, apenas 14,85% dos trabalhadores tinham sacado o benefício, o que equivale a 3,6 milhões de profissionais. O último lote do abono será liberado em março de 2018.

Facebook
Veja também