Viagora

Plenário da Câmara inicia debate sobre reforma da Previdência

Para ser aprovada em plenário e seguir para análise do Senado, a proposta necessita do voto favorável de pelo menos 308 deputados em dois turnos de votação.

Nesta terça-feira, 9 de julho, o plenário da Câmara dos Deputados inicia a discussão da proposta de reforma da Previdência (PEC 6/19).

A PEC foi aprovada na Comissão Especial na madrugada de sexta-feira (5), após 16 horas de debates. Para ser aprovada em plenário e seguir para análise do Senado, a proposta necessita do voto favorável de pelo menos 308 deputados em dois turnos de votação.

Com a aprovação na comissão, as negociações para votação no plenário se intensificaram. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem recebido líderes partidários, após um fim de semana de conversas na residência oficial da Presidência da Casa. Nesta terça, a partir das 9h, será realizada uma reunião do colégio de líderes.

Otimista com a aprovação da matéria, Rodrigo Maia afirmou que a elaboração do texto que será analisado a partir de hoje se deve à capacidade de diálogo e ao equilíbrio do Congresso.

“Vamos viver uma semana decisiva. O grande desafio nosso é a votação no plenário. Temos que mobilizar um número enorme de parlamentares, deputados, deputadas, para um tema que é fundamental e decisivo, mas a gente sabe que foi uma construção”, disse Maia em um podcast publicado em suas redes sociais.

No domingo (7), após encontro com Rodrigo Maia, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também demonstrou otimismo com a possibilidade de aprovação da PEC. Na análise do ministro, a proposta deve receber cerca de 330 votos favoráveis.

“Temos um cálculo realista ao redor de 330, com o pé bem no chão, caminhamos para ter algo em torno de 330 e pode ser até mais do que isso. É uma margem que a gente acredita ser possível”, afirmou.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também