Viagora

PM apresenta ao TRE-PI planejamento de segurança das Eleições 2020

As tropas que atuarão no interior do Estado do Piauí começarão a ser deslocadas no dia 12 de novembro.

O Planejamento Operacional de Segurança e Logística para as Eleições 2020 foi o tema de uma reunião de trabalho, através de videoconferência, envolvendo Administração Superior do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), os magistrados eleitorais das 82 Zonas do Piauí e os Comandantes da Polícia Militar do Estado incluindo os Oficiais Comandantes de todos os Batalhões da Polícia Militar do Piauí. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (7), convocado pela Presidência do TRE-PI.

A reunião, que contou com mais de 120 participantes de forma online, foi aberta pelo Presidente do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira, que destacou o trabalho realizado pela Corregedoria Regional Eleitoral, que tem como Corregedor o Desembargador Erivan José da Silva Lopes, na organização das ações relacionadas ao pleito junto aos 82 Juízos Eleitorais do Piauí, e a participação do Ministério Público Eleitoral na fiscalização de todo o processo, tendo à frente o Procurador Regional Eleitoral, Leonardo Carvalho Cavalcanti Oliveira.

  • Foto:  ViagoraTribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

De acordo com o Comandante da Polícia Militar do Piauí, Coronel Lindomar Castilho Melo, esta é a maior operação da PM deflagrada neste ano e apresentou o plano de policiamento da entidade para as Eleições Municipais 2020, prevendo a presença de um oficial (major, tenente coronel ou coronel) junto ao Juízo Eleitoral e de um policial militar em cada local de votação do Estado, exceto naqueles da Capital que contarão com a Guarda Municipal de Teresina. Serão empregados para isso 186 PMs e 135 guardas civis metropolitanos em Teresina e 3.313 praças no Interior, a um custo de mais de dois milhões de reais.

Para transportar todo esse contingente, cerca de 90% de todo contingente da PM do Piauí, serão empregados, segundo informou a Secretária de Administração, Orçamento e Finanças do TRE-PI, Silvani Maia Resende Santana, 83 veículos a serviço da Justiça Eleitoral sendo 54 ônibus, 22 micro-ônibus e 7 vans. Todos os veículos terão lotação máxima estabelecida em 50% de sua capacidade em respeito às normas de distanciamento social devido a pandemia e contarão em seu interior com os equipamentos de proteção individual – EPI disponibilizados aos policiais, além de álcool em gel.

Silvani Maia também destacou que o TRE-PI foi o primeiro tribunal eleitoral no País, à frente inclusive do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a construir um protocolo de segurança elaborado conforme as orientações do seu setor médico, tendo à frente o infectologista Kelson Nobre Veras, em conjunto com as demais autoridades de saúde do Estado.

As tropas que atuarão no interior do Estado começarão a ser deslocadas no dia 12 de novembro e retornarão aos batalhões após o término da votação e apuração com aquiescência dos juízes eleitorais e do Oficial comandante atuando no município.

Segundo o comandante, haverá ainda uma reserva técnica de dois oficiais e vinte praças de prontidão no Quartel do Comando Geral e mais 40 policiais do Batalhão de Operações Especiais – BOPE disponíveis para emprego emergencial.

Participaram da reunião também  o Vice-Presidente e Corregedor do TRE-PI, Desembargador Erivan José da Silva Lopes; os Juízes Auxiliares da Presidência e da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), Paulo Roberto de Araújo Barros e Valdemir Ferreira Santos; o Juiz Presidente da Associação dos Magistrados do Piauí – AMAPI, Leonardo Brasileiro; o Procurador Regional Eleitoral, Leonardo Carvalho Cavalcanti Oliveira; integrantes do Comitê de Segurança das Eleições Municipais de 2020 do TRE-PI e do Comitê de Segurança Pessoal dos Juízes Eleitorais do Piauí; Oficiais da Polícia Militar do Piauí; além do Diretor Geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga; do Coordenador da CRE/TRE-PI, Danilo Carvalho Franco Pereira; do Chefe do Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI, Deimyson Alcântara França; da Cerimonialista do TRE-PI, Inaiara Albuquerque Madeira Noronha; entre outras autoridades.

Com informações do TRE-PI.

Facebook
Veja também