Viagora

PM e Guarda Municipal fecham 106 estabelecimentos em Teresina

Somente na última sexta-feira, 3 de abril, os órgãos de segurança fecharam um total de 106 estabelecimentos que descumpriam os decretos estadual e municipal que estabelecem regime de quarentena.

Na última sexta-feira, 3 de abril, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar fecharam um total de 106 estabelecimentos que funcionavam em desconformidade com decretos do governador Wellington Dias (PT) e do prefeito Firmino Filho (PSDB). Os decretos estabelecem que apenas estabelecimentos que exerçam atividades consideradas essenciais podem funcionar durante regime de quarentena e isolamento social.

Além da atuação conjunta da Guarda Municipal e da PM, a ação teve a participação dos fiscais das Superintendências Municipais de Desenvolvimento Urbano de cada zona da capital piauiense. Do total, quatro estabelecimentos foram multados, um foi interditado e uma pessoa foi conduzida para a Central de Flagrantes por desobediência.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaPM e Guarda Municipal fecham 106 estabelecimentos em Teresina.PM e Guarda Municipal fecham 106 estabelecimentos em Teresina.

A zona Norte teve a maior quantidade de estabelecimentos fiscalizados. Foram 32, com expedição de quatro multas. A prisão de um dono de estabelecimento aconteceu na zona Sul, onde 29 estabelecimentos foram fechados, dois notificados e um interditado. Na zona Sudeste foram 13 fechados, na zona Leste 14 e no Centro 18.

A operação segue pelo final de semana. Desde o início das fiscalizações, a Guarda Municipal já fechou mais de 2 mil estabelecimentos comerciais que não se enquadram nos setores de alimentação e saúde, os únicos com permissão para funcionarem normalmente. É o caso das três filiais de uma grande rede de lojas e de uma fábrica de cervejas.

A população pode e deve cooperar denunciando o descumprimento dessas medidas. O cidadão pode denunciar estabelecimentos que estejam funcionando irregularmente através dos números 153, (86) 3215-9317 ou falar diretamente com o WhatsApp da Guarda Municipal, por meio do número (86) 99438-0254. Além disso, o cidadão pode também acessar o Colab para denunciar.

Fiscalização no interior

Além das fiscalizações que ocorrem na capital, a Polícia Militar tem realizado inspeções em diversas cidades do interior. Um exemplo é a cidade de Picos, onde agentes do 4º Batalhão da Polícia Militar realizaram 38 abordagens a aglomerações apenas no período entre sexta-feira (3) e sábado (4).

No total, foram abordadas 81 pessoas, 17 bares foram fechados, 18 motocicletas e oito carros foram apreendidos em Picos.

Facebook
Veja também