Viagora

Polícia Civil cumpre mandado na casa de ex-assessor de Firmino

O mandado foi pedido pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática que está investigando denúncia de calúnia, injúria e difamação praticadas contra Carlos Eugênio Soares Basílio.

Na manhã desta quinta-feira (13), a Polícia Civil do Piauí cumpriu na cidade de Teresina, mandado de busca e apreensão na casa do ex-assessor do prefeito Firmino Filho, Marciano Arraes, administrador do famoso grupo de WhatsApp “Xico Prime”, onde participam jornalistas, políticos, empresários piauienses e magistrados.

O mandado foi pedido pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) que está investigando denúncia de calúnia, injúria e difamação praticadas contra Carlos Eugênio Soares Basílio, assessor do prefeito. O mandado foi autorizado na terça-feira (11), pelo juiz Luiz de Moura Correia.

O objetivo do pedido foi o recolhimento de equipamentos eletrônicos e demais objetos relacionados à investigação e também autorização de extração de dados, perícia e que sejam aplicadas medidas cautelares de proibição de acesso ao aplicativo WhatsApp, manter contato com a vítima e de cometimento de ofensas.

O magistrado destacou na decisão que o investigado faz a utilização de um grupo de mensagens no aplicativo para a prática de crimes contra a honra de Carlos Eugênio Soares Basílio e que a materialidade dos crimes se encontra substanciada nos prints colacionados pela autoridade policial onde o usuário do terminal (086) 99929-XXXX, atribuído a Marciano, divulga diversas mensagens fazendo menção à vítima.

A busca e apreensão domiciliar foi autorizada pelo magistrado, por entender haver a necessidade de apreender celulares, notebooks, hds, câmeras e quaisquer instrumentos utilizados na prática de crime ou destinados a fim delituoso, descobrir objetos necessários à prova de infração ou à defesa do réu e colher qualquer elemento de convicção.

Foi deferido também o pedido de quebra de sigilo de dados e imagens dos objetos apreendidos, devendo a autoridade policial realizar a extração e colher informações que possuam relação com o crime investigado.

A Justiça determinou que Marciano cumpra medidas cautelares consistentes na proibição de contato com a vítima por qualquer meio de comunicação e proibição de novas ofensas à honra da vítima por qualquer meio de comunicação, direta ou indiretamente.

Caso qualquer medida seja descumprida, poderá culminar na decretação da prisão preventiva de Marciano Arraes.

Sobre o Grupo Xico Prime

Marciano Arraes é o idealizador de um dos grupos de WhatsApp mais conhecidos do Piauí, o “Xico Prime”. O grupo ganhou notoriedade principalmente por fazer críticas fortes a gestores públicos, como por exemplo, o prefeito Firmino Filho.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Prefeitura de Teresina

Facebook
Veja também