Viagora

Polícia Civil faz Operação Entrelaçados e cumpre mandados em Teresina

De acordo com a polícia, a investigação apura a suposta prática dos crimes de fraude à licitação, associação criminosa, e desvio de recursos públicos.

Na manhã desta terça-feira (25), a Polícia Civil, através da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), em trabalho conjunto com o TCE-PI e CGU, deflagrou a Operação Entrelaçados, com o objetivo de cumprir 11 mandados de busca e apreensão contra sete empresas, residências de empresários e de três agentes públicos nas cidades de Teresina, José de Freitas e Barras.

De acordo com a polícia, a investigação apura a suposta prática dos crimes de fraude à licitação, associação criminosa, e desvio de recursos públicos envolvendo contratações do município de Batalha.

  • Foto: Polícia CivilPolícia Civil deflagra Operação Entrelaçados em Batalha.Polícia Civil deflagra Operação Entrelaçados.

Segundo a polícia, o Juízo determinou o afastamento cautelar do Pregoeiro de Batalha. Os investigadores e auditores encontraram indícios de que ele ocupava o cargo de forma irregular, podendo estar diretamente envolvido nas supostas fraudes investigadas.

Os levantamentos preliminares feitos pela DECCOR e pelos órgãos de controle apontam que as empresas alvos da operação possuem estreita ligação entre si, algumas dividindo inclusive o mesmo endereço, e sendo administradas por familiares próximos.

Ainda de acordo com a investigação, dados mostram que as empresas envolvidas venceram licitações de 2017 a 2020, recebendo entre R$ 3 e 4 milhões por ano só do município de Batalha.

Conforme a DECCOR, essas empresas não possuem capacidade operacional para o fornecimento dos materiais licitados. Uma delas não possui sequer funcionário contratado. 

Durante a investigação foram encontrados indícios de favorecimentos escusos, visto que algumas pessoas jurídicas foram recém-criadas e mesmo assim conseguiram vencer certames para fornecimento de grande quantidade de produtos, como de limpeza, papelaria e medicamentos.

Facebook
Veja também