Viagora

Polícia cumpre mandados contra pornografia infantil em Parnaíba

Operação conta com a participação das Polícias Civis de 12 estados e agência de aplicação da lei de 04 países.

Nesta terça-feira (18), a Polícia Civil do Piauí participa da “Operação Luz na Infância 6”, com o objetivo de cumprir três mandados de busca e apreensão no município de Parnaíba. A ação foi desenvolvida pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, com apoio da Diretoria de Inteligência da SSP-PI e DEAM de Parnaíba. Por se tratar de investigação de crimes contra crianças, os procedimentos são protegidos por segredo de justiça.

A força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MSP) tem a participação de Polícias Civis de 12 estados, além de agentes de aplicação da lei da Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Panamá. Nesta 6ª fase da operação estão sendo cumpridos no Brasil e em quatro países 112 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes.

As equipes procuram acusados de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet desde as primeiras horas da manhã. Os mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos no Estado foram identificados pela Polícia Civil com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais com indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva.

A “Operação Luz na Infância 6” conta com a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE), oferecendo cursos, compartilhamento de boas práticas e capacitações que subsidiaram as cinco fases da operação. 

No Brasil, a pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de 1 a 4 anos de prisão, de 3 a 6 anos pelo compartilhamento e de 4 a 8 anos de prisão pela produção de conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual.

Facebook
Veja também