Viagora

Populares saqueiam agência de Cocal e a polícia envia helicóptero

"Foi uma ação inesperada. Na forma como aconteceu, acreditamos que eles tenham usado explosivos em excesso", diz James Guerra.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarJames Gerra(Imagem:Reprodução)James Gerra
O delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (4 de julho de 2012), informou que populares saquearam o Banco do Brasil da cidade de Cocal-PI, explodida durante ação de criminosos na madrugada de hoje. O fato ocorreu após a explosão que pôs abaixo aproximadamente 80% do imóvel, em uma audaciosa a ação de aproximadamente uma dúzia de bandidos que queriam o dinheiro dos caixas eletrônicos e do cofre da agência.

“Foram saqueados os computadores, mas o delegado já está ouvindo testemunhas para saber se isso procede”, pontua. Segundo o delegado geral, a polícia do Ceará também está auxiliando nas investigações fornecendo dados e o helicóptero da Polícia Militar foi enviado de Teresina até a região a fim de fazer buscas aos criminosos. “Foi uma ação inesperada. Na forma como aconteceu, acreditamos que eles tenham usado explosivos em excesso”, diz Guerra. Ele afirma que o episódio confirma a chegada de quadrilhas de outros estados ao Piauí e que estes grupos estão migrando do assalto ao banco com reféns para o roubo de caixas eletrônicos.

O delegado geral James Guerra ressalta que além da atuação ostensiva é necessário haver um controle maior no acesso a explosivos. “Este é um controle de produtos exclusivos das forças armadas. Como não há produção no Piauí é algo que vem de fora. Como eles têm acesso é um caso que precisa ser melhor investigado”, pontua. O delegado afirma que a proximidade tanto do Ceará como do Maranhão de Cocal e suas estradas vicinais favorecem a ação de criminosos e é preciso instalar uma companhia da PM, assim como foi feito na cidade de Luzilândia e São Miguel do Tapuio.

A população da cidade está impressionada com o que houve. O barulho foi tão grande que diversas pessoas acordaram após a explosão e foram até o local para ver o que estava acontecendo. A cidade de Cocal tem apenas cinco soldados e um sargento. Duas equipes da Comissão Investigadora do Crime Organizado (Cico) estão no local, além da Força Tática de Parnaíba, sob o comando do coronel Cléber. Ao todo, cico caixas do autoatendimento foram arrombadas, das quais quatro continham dinheiro. O Banco do Brasil não informou a quantia que havia no local, pois aguarda a conclusão da perícia para fazer este levantamento.
Facebook
Veja também