Viagora

Posse de Kássio Marques no STF vai acontecer na próxima quinta

O piauiense, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, assumirá a vaga na Corte deixada pelo ministro Celso de Mello.

O piauiense Kássio Nunes Marques vai assumir como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira, 5 de novembro. A solenidade de posse ocorrerá de forma virtual, sendo que os ministros Luiz Fux, presidente da Casa, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes estarão presentes no plenário do Supremo.

Aprovado pelo Senado Federal no último dia 21, por 57 votos a favor e 10 contra, Marques substituirá o ministro Celso de Mello, que adiantou sua aposentadoria compulsória para o dia 13 de outubro. Kássio Nunes Marques é o primeiro nome indicado pelo presidente Jair Bolsonaro à Corte.

  • Foto: Ascom/TRF-1Desembargador Kassio Nunes, indicado pelo presidente Bolsonaro ao STF.Posse de Kássio Marques como ministro do STF acontece na próxima quinta-feira (5).

Natural de Teresina, o novo ministro tem 48 anos de idade, foi desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e poderá permanecer no Supremo até 2047, quando completará 75 anos, idade pela qual os ministros do STF se aposentam de forma compulsória pela atual regra da Corte.

Nunes Marques foi advogado durante 15 anos e fez parte da Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), e também foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Desde 2011, compõe o time de desembargadores do TRF-1, sediado em Brasília, tendo sido indicado pela então presidente Dilma Rousseff e ingressou na Corte pela cota de vagas de profissionais oriundos da advocacia.

Facebook
Veja também