Viagora

Prazo para eleitores justificarem ausência no 2º turno termina hoje

A ausência pode ser justificada pela internet ou pessoalmente nos cartórios eleitorais.

O prazo para os eleitores que não votaram no 2º turno das eleições justificarem a ausência e regularizar a situação eleitoral encerra nesta quinta-feira (27).

Os eleitores brasileiros que possuem entre 18 e 69 anos são obrigados a votar, segundo a Constituição Federal de 1988. Em caso de ausência no dia da eleição, o cidadão precisa justificar para não ser punido com uma multa aplicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

  • Foto: Divulgação / Tarso SarrafUrna eleitoral

É importante regularizar a situação eleitoral para não perder o direito em fazer matrícula em instituições de ensino superior, tomar posse em cargo público e receber salário, no caso de servidores públicos. O título de eleitor também poderá ser cancelado, caso seja constatado três ausências consecutivas, sem justificativa.

A ausência pode ser justificada ela internet, através do Requerimento de Justificativa Eleitoral pelos sites do TSE ou TRE. E também pode ser feita através do preenchimento de formulário, que pode ser adquirido nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor, de forma gratuita.

Para os eleitores que realizarem a justificativa pela internet é preciso informar os dados pessoais, esclarecer o motivo da ausência e anexar o comprovante de impedimento para votar. Logo após deve receber um número de protocolo para acompanhar o requerimento.

Nos casos em que a justificativa é feita por preenchimento de formulário, é necessário que o eleitor preencha o formulário e entregue pessoalmente em um cartório eleitoral.

Facebook
Veja também