Viagora

Prazo para justificar ausência no 1º turno termina nesta quinta

Os eleitores que não compareceram no 1º turno das eleições 2018 podem realizar justificativa por meio da internet ou dos cartórios eleitorais.

Eleitores que não votaram e nem justificaram ausência no 1º turno das eleições 2018 terão até esta quinta-feira (06), para fazê-lo. A data está prevista no Calendário Eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A justificativa pode ser feita através de preenchimento de formulário obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, no site do TSE e nas páginas dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Outra maneira de justificar ausência na votação é através do Sistema Justifica, disponível nas páginas da internet do TSE ou dos TREs.

A ausência não justificada é passível de multa para o eleitor. A comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral é obrigatória para tomar posse em concurso público, realizar matrícula em instituições de ensino superior, fazer a primeira via do passaporte e, em caso de servidor público, receber o salário. Após três faltas injustificadas às eleições, o eleitor pode ter seu título cancelado.

Facebook
Veja também