Viagora

Prefeita Cláudia Regina é investigada ao nomear marido para cargo

O ex-prefeito de Várzea Grande foi nomeado após ter as contas municipais reprovadas em 2011 pela Câmara. O MP-PI instaurou um inquérito civil para apurar o caso.

A prefeita do município de Várzea Grande, no Piauí, Cláudia Regina Medeiros, mais conhecida como Regina do Luís Filho, foi alvo novamente de um inquérito civil público instaurado pela promotora de Justiça Francisca Silvia da Silva Reis, na última segunda-feira (12).

O órgão ministerial afirmou que o inquérito tem como objetivo averiguar suposta violação constitucional ao princípio da moralidade por parte da gestora, que nomeou o marido e ex-prefeito de Várzea Grande, Luís Nunes Ribeiro Filho, para exercer o cargo de secretário Municipal.

  • Foto: Divulgação Facebook / Claudia Regina MedeirosCláudia Regina e Luís FilhoCláudia Regina e Luís Filho

De acordo com o Ministério Público, o ex-gestor do município teve as contas reprovadas pela Câmara Municipal de Várzea Grande, durante o seu mandato, referente ao exercício financeiro de 2011, e “a nomeação de ex-gestor com contas reprovadas para o cargo de Secretário Municipal embora não contrarie a Lei Complementar nº 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), vez que trata apenas de cargo eletivo, atenta flagrantemente contra o princípio da moralidade, o qual, prega a observância de regras éticas na atividade administrativa”.

A prefeita teria alegado que o marido possui “qualificação técnica”, afim de justificar a nomeação, mas segundo o órgão ministerial não comprovou quais seriam essas qualificações.

Com a instauração do inquérito, a promotora determinou a Cláudia Regina que se abstenha de nomear para cargos políticos ex-gestores que tiveram contas reprovadas e que exonere o marido Luis Filho do cargo, dentro do prazo de 10 dias úteis.

Em outubro deste ano, a gestora também foi alvo de um outro inquérito instaurado pelo Ministério Público, para apurar supostas doações ilegais de terras públicas.

Outro lado

O Viagora procurou a gestora e o ex-prefeito para falarem sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria eles não foram localizados.

Facebook
Veja também