Viagora

Prefeito de Campo Grande esclarece que salários já foram pagos

“O décimo terceiro salário dos professores nós pagamos ainda em 2017, e o salário do mês de dezembro nós terminamos de pagar a última parte da folha no dia 09 de fevereiro”, disse Baiá.

O prefeito de Campo Grande do Piauí, João Batista de Oliveira, conhecido como Baiá, enviou nota ao Viagora em direito de resposta, na tarde dessa quinta-feira (15), esclarecendo que todos os servidores da cidade estão com seus salários em dia. Baiá foi denunciado ao Tribunal de Contas do Piauí no mês passado por supostamente atrasar os pagamentos, fato relatado por este portal através da matéria intitulada "Prefeito Baiá é denunciado por atraso de salário em Campo Grande".

  • Foto: Danilo Bezerra.Prefeito Baiá.Prefeito Baiá.

Sobre gastos com a realização das festas comemorativas ao aniversário, também citados na denúncia, o prefeito Baiá esclareceu que o evento foi realizado com o apoio do deputado estadual Pablo Santos, que destinou recursos através da Secretaria Estadual de Cultura e disse que “uma coisa não tem nada a ver com a outra".

Veja a nota enviada pelo prefeito na íntegra:

Salários estão todos em dia, afirma prefeito de Campo Grande do Piauí


“Todos os servidores de Campo Grande do Piauí estão com seus salários em dia”. A afirmação é do prefeito do município, João Batista de Oliveira, o Baiá – MDB, ao receber, pela imprensa, a informação de que havia sido denunciado junto ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí por atraso de salário.

Segundo o gestor, os servidores da administração pública municipal tiveram seus salários do mês de dezembro e o 13° salário regulamente pagos em 2017, com exceção dos servidores da Educação. “O décimo terceiro salário dos professores nós pagamos ainda em 2017, e o salário do mês de dezembro nós terminamos de pagar a última parte da folha no dia 09 de fevereiro”, disse Baiá, salientando que não houve prejuízos na prestação dos serviços públicos à população.

Para conseguir quitar a folha da Educação, referente a dezembro de 2017, o prefeito Baiá disse que foi necessário conter gastos e destinar recursos do FPM – Fundo de Participação do Município. “Tivemos que sacrificar e tirar recursos do FPM para pagar os professores”, disse. A dificuldade, segundo o gestor, é resultado da redução dos recursos. Segundo ele, a receita do Fundeb no ano de 2017 foi menor que o ano anterior, 2016. Outro fator foi o aumento nas despesas com a regulamentação do piso salarial do magistério e a contratação de novos professores, tendo em vista a redução de 1 hora 20 minutos na carga horária dos professores efetivos.

Segundo afirmou Baiá, o pagamento do último mês de dezembro foi realizado nos dias 10 e 30 de janeiro, e 10 de fevereiro. Baiá destacou que o parcelamento não comprometeu o pagamento do mês de janeiro de 2018. “O mês de janeiro já está tudo pago, e até o fim deste mês a gente vai pagar o mês de fevereiro. O recurso está garantido”, pontuou.

Sobre gastos com a realização das festas comemorativas ao aniversário, também citado na denúncia, prefeito Baiá esclareceu que o evento foi realizado com o apoio do deputado estadual Pablo Santos, que destinou recursos através da Secretaria Estadual de Cultura. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não gastamos dinheiro da Prefeitura com a festa, e nem o dinheiro da emenda poderia ser gasto com pagamento de servidores”, disse.

Facebook
Veja também