Viagora

Prefeito de Oeiras Zé Raimundo é denunciado no Tribunal de Contas

A reportagem entrou em contato com o prefeito de Oeiras. Após ouvir o assunto a ser tratado, ele disse que estava ocupado no momento e que não poderia conversar.

O prefeito de Oeiras, Zé Raimundo (Progressistas), e a secretária de Saúde do município, Auridene Maria, foram denunciados ao Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI). A cidadã Thainá Rodrigues da Silva Dantas acusou os gestores de provocarem prejuízos ao erário público.

  • Foto: Prefeitura de OeirasPrefeito de Oeiras, Zé Raimundo.Prefeito de Oeiras, Zé Raimundo.

Segundo a denúncia, o prefeito e seu grupo político vinham cometendo irregularidades em relação aos funcionários da saúde que estariam trabalhando sem concurso público ou processo seletivo.  Thainá conta que “na cidade de Oeiras ocorre a maior e mais organizada e mais inteligente compra de votos da história do Piauí” e que “esse grupo político usa desse artificio para se manter no poder”. As nomeações ocorreriam três anos antes da eleição.

A denunciante pede a realização de concurso público ou que os aprovados no último certame sejam chamados “para que muitos filhos de pobres da cidade de Oeiras ou regiões vizinhas possam no mínimo ter alguma chance de ingressar na administração pública”.

Outro ponto relatado no processo é que funcionários da Secretaria de Saúde do município não estariam cumprindo corretamente a carga horária de trabalho. Foi solicitado que o TCE busque os pontos eletrônicos dos trabalhadores para comprovar a suspeita.

A denúncia apresenta nomes de dez enfermeiros, cinco dentistas, dez técnicos de saúde bucal, 18 técnicos de enfermagem, 20 agentes comunitários, 18 cargos diversos de nível médio, dez agentes de endemias, e quatro auxiliares de enfermagem.

“Os atos das nomeações dos servidores requeridos estão eivados de vícios insanáveis, tornando-se inválidos, eis que o ordenamento jurídico não admite que alguém exerça atos administrativos que venha a favorecer amigos de políticos”, escreveu a denunciante.

Outro lado

O Viagora entrou em contato com o prefeito Zé Raimundo. Após ouvir o assunto a ser tratado, ele disse que estava ocupado no momento e que não poderia conversar. Tentamos ouvir o gestor mais uma vez, mas ele não atendeu as nossas ligações.

Facebook
Veja também