Viagora

Prefeito de São João da Fronteira é denunciado por desvio do Fundeb

O relator do processo é o conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva, que deu o prazo de 15 dias para o gestor manifestar defesa.

O atual prefeito de São João da Fronteira Antônio Erivan Rodrigues Fernandes, mais conhecido como "Gongo", foi denunciado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), no dia 15 de setembro, pelo vereador Antônio Ximenes Jorge Filho, por transferência indevida da conta do Fundeb para a conta da administração do município, no valor de quase R$ 125 mil.

De acordo com a denúncia, a secretária de educação, Silvana Escorcio, realizou a transferência de forma indevida, já, que segundo a alegação do vereador, trata-se de crime não representar ações de manutenção de desenvolvimento do ensino básico.

O vereador também relatou, que após as transferências do dinheiro do Fundeb, a empresa Ramos Perfurações de Poços Tubulares Ltda ME recebeu pagamentos da prefeitura. O que segundo o parlamentar, demonstra que o dinheiro foi desviado para a perfuração e limpeza de poços.

  • Foto: Facebook/Prefeitura SJFPrefeito Gongo de São João da FronteiraPrefeito Gongo de São João da Fronteira

Segundo a acusação, o atual gestor Gongo, sabia de todos os atos do prefeito falecido, Linconl, então pode ser responsabilizado pelas irregularidades cometidas.

Assim, o vereador pede a condenação da secretária de educação Silvana Escorcio por uso indevido de recursos do Fundeb e do atual prefeito por ato de responsabilidade solidária às atitudes irregulares da gestão do município.

O relator do processo é o conselheiro  Abelardo Pio Vilanova e Silva, que deu o prazo de 15 dias para o gestor manifestar defesa.

Outro lado

O Viagora entrou em contato com a prefeitura de São João da Fronteira e falou com a Controladora-Geral do Município, Luciana Farias, que informou que até o momento o prefeito não foi notificado, por isso o município ainda não possui um posicionamento. Mas, que está a disposição para futuros esclarecimentos, após a notificação. 

Facebook
Veja também