Viagora

Prefeito Edilson Brito é acusado de manter funcionários fantasmas

A acusação foi protocolada na última terça-feira (21), no Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Os autores da denúncia são dois vereadores.

O prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Edmundo de Brito, foi denunciado ao Tribunal de Contas do Estado por irregularidades na folha de pagamento do município. A acusação foi feita na última terça-feira (21) pelos vereadores Adenilda Aldeide Bento e Luís Acelino.

Conforme a denúncia, existem 17 funcionários municipais que estão presentes na folha de pagamento, porém, essas pessoas não prestam serviço no município, os chamados "servidores fantasmas". 

  • Foto: Divulgação/Asscom/Prefeitura de Vila Nova do PiauíPrefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson de Brito.Prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson de Brito.

Seis servidores recebem o salário de professor sem desempenhar a função, inclusive o próprio prefeito da cidade e o vice-prefeito Antônio Tiago Leal. Uma das funcionárias irregulares chega a receber R$ 15 mil pelo cargo, segundo o relato. 

Outra irregularidade apresentada é uma técnica de enfermagem, que é concursada como enfermeira e exerce também o cargo de diretora da Policlínica na cidade de Picos. Há outros funcionários que recebem valores da folha de pagamento e trabalham em cargos públicos de outros municípios, como Padre Marcos (PI), além de residente em Teresina e Araripina (PE).

A conselheira Waltânia Maria Nogueira Alvarenga, deu o prazo de 15 dias para que o prefeito apresente esclarecimentos sobre os funcionários listados.

Confira a lista entregue ao Tribunal de Contas:

Edílson Edmundo de Brito – é o prefeito, que recebe como professor, sem exercer as funções. 

Antônio Tiago Leal – vice-prefeito da cidade, não desempenha o cargo de professor, mas recebe salário.

Cícera Geovania Silva Cardoso – no cargo de Professora, onde ganha o vencimento de R$ 15 mil.

Arinaldo Antônio Leal – professor;

Núbia Josefa da Rocha - professora, residente em Picos na cidade de Picos;

Milena Valdineia da Silva - auxiliar de enfermagem, concursada como enfermeira e exerce também o cargo de diretora da Policlínica na cidade de Picos;

Micaela de Brito Rocha - motorista, é fisioterapeuta e exerce o cargo de secretária da Câmara Municipal;

Samanda Sousa Barbosa Benevide – motorista e é fisioterapeuta;

Adenildo Guerra Cordeiro –  técnico em prótese dentária, reside em Araripina (PE);

Lourivaldo João do Santos – diretor de transporte. Seu nome também está nas empresas que lavam dinheiro com carros alugados pelo município;

Jesualdo Leal Silva - no cargo de agente de endemias;

Thuanny Mikaella Conceição Silva – no cargo de psicóloga. Ela é secretaria de administração do município de Padre Marcos;

Gilberto José de Brito – no cargo de professor. Ele mora e trabalha em Campo Grande do Piauí;

Mauro Leal Bento -  no cargo de professor;

Ubaldo Frutuoso da Silva – no cargo de auxiliar de serviços. Ele reside no bairro Porto Alegre, em Teresina;

Gerônimo Manoel da Silva – no cargo de agente de endemias. Ele trabalha como médico;

Erasmo Navez da Rocha  - no cargo de secretário de controle interno  e controlador interno, recebendo dois pagamentos diferentes.

Facebook
Veja também