Viagora

Prefeito Josemar Teixeira é denunciado por gastos com advogados

O gestor de São Miguel da Baixa Grande foi denunciado ao Tribunal de Contas do Piauí.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel da Baixa Grande-PI, Antônio Luís de Moura, entrou com uma representação no TCE-PI contra o prefeito Josemar Teixeira por supostas irregularidades em gastos com escritórios de advocacia.

Antônio Luís diz que verificou no Portal da Transparência que logo em Janeiro de 2016, o prefeito contratou o escritório de advocacia "Almeida & Alencar Advogados Associados" pelo valor de oito mil reais, e no final de fevereiro pelo valor de R$ 88 mil.

No início de fevereiro de 2016, outro escritório de advocacia teria sido contratado pelo município, o "Josino Ribeiro Neto & Advogados Associados Epp" pelo valor de R$ 48 mil.

Em março do mesmo ano, teria sido a vez do advogado Elder Wilson Oliveira Jales Carvalho, cuja contratação custou três mil reais até o mês de maio. De junho a novembro de 2016, o valor teria sido de cinco mil reais.

O presidente do sindicato afirma que não há registro de que esse advogado tenha atuado durante o ano de 2016, na defesa dos interesses de São Miguel da Baixa Grande.

O denunciante considera que o município “é pequeno e pobre, sem muitos recursos”, e que a manutenção de dois escritórios de advocacia e um advogado independente, seria “um verdadeiro desperdício de dinheiro público”.

Antônio pede ao TCE-PI que investigue se houve licitações para as contratações, ou mesmo sem licitações, tenha ocorrido de acordo com a Lei. Caso confirmado as irregularidades, o denunciante pede reprovação das contas do prefeito Josemar e devolução dos valores que tenham sido pagos indevidamente. A ação foi assinada no dia 19 de fevereiro deste ano.

Outro lado

O Viagora tentou entrar em contato com o Josemar Teixeira na tarde de hoje (27) mas não foi possível fazer a ligação através do telefone disponível no site da Prefeitura de São Miguel da Baixa Grande. O espaço está aberto para manifestação posterior.

Facebook
Veja também