Viagora

Prefeito Paulo Lustosa é acusado de negar ambulância a paciente

Segundo o vereador João Filho, o seu tio idoso identificado como Antônio teve o atendimento da ambulância negado pela UBS da cidade de São Gonçalo do Gurgueia.

A família do idoso identificado como Antônio de 71 anos, denunciou que teve o serviço da ambulância da UBS da cidade de São Gonçalo do Gurguéia negado pela direção do hospital ao paciente. O município é administrado pelo prefeito Paulo Lustosa.

Segundo o vereador João Filho, o paciente citado, é o seu tio e teve a perna direita (por cima do joelho) amputada e 04 dedos amputados do pé esquerdo na última quinta-feira (2).

Ainda segundo o familiar, na sexta feira (3) o paciente recebeu alta do hospital de Floriano e como o seu veículo era de pequeno porte precisou da ambulância para levar de volta o idoso ate São Gonçalo. “Desde cedo da manhã estávamos esperando liberação para ir buscar (o Secretário de Saúde tinha liberado a ambulância, mas estava em viagem) e à tarde recebemos a ligação de um vereador que disse que a diretora não liberou a chave da ambulância por ordem do prefeito e não ia buscar”.

  • Foto: DivulgaçãoAmbulância da UBS de São GonçaloAmbulância da UBS de São Gonçalo

Segundo a sobrinha do idoso, "após a Diretora da UBS que é esposa do vice-prefeito afirmar que a ambulância só ia buscar o paciente com ordem da justiça. A mesma afirmou para um dos vereadores que o carro não estava liberado e era para meu pai, que é vereador e parente ir buscar em carro particular”.

De acordo com o vereador João Filho, a família procurou um advogado que também esteve presente na UBS para informar o caso. “A ambulância só foi liberada às 17 horas quando já haviam presente a família, seis vereadores, o advogado e a polícia local. Sendo que o veículo para serviços da saúde se encontrava sempre em perfeito estado e disponível”.

  • Foto: Divulgação/Arquivo PessoalPaciente que precisou do atendimento da ambulânciaPaciente que precisou do atendimento da ambulância

Após o ocorrido, os vereadores João Filho, Ricardo Aguiar (Barrado) e Neto Branco fizeram uma denúncia e foi marcado também uma reunião extraordinária na Câmara de vereadores para tratar sobre o assunto, nesta segunda-feira (6).

“Vale ressaltar que o atual prefeito é enfermeiro e era enfermeiro no município antes de se eleger, tem muito conhecimento da área da saúde”, disse o vereador João Filho.

Outro lado

O Viagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o prefeito não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Polícia Civil do Piauí

Facebook
Veja também