Viagora

Prefeito Veríssimo é acusado de contratar sem concurso público

O Ministério Público do Piauí instaurou procedimento preparatório de inquérito civil para apurar o caso.

  • Foto: DivulgaçãoPrefeito Veríssimo Antônio.Prefeito Veríssimo Antônio.

O Promotor de Justiça Marcondes Pereira de Oliveira instaurou procedimento preparatório de inquérito civil para apurar possíveis irregularidades cometidas pelo prefeito de Santa Rosa do Piauí, Veríssimo Antônio. O prefeito é acusado de contratar funcionários sem a realização de concurso público. A Portaria nº 02/2018 é do dia 15 de fevereiro de 2018 e foi publicada no Diário Oficial do Ministério Público do dia 01º de março.

A denúncia foi formulada pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Santa Rosa do Piauí e também diz respeito à Secretária Municipal de Educação, Eliete Pereira da Cunha.

O Ministério Público do Piauí cita decisão do Tribunal de Contas onde narra possíveis irregularidades na contratação temporária de professores para a rede municipal de ensino. O TCE-PI decidiu suspender atos referentes ao processo seletivo regido pelo Edital nº 01/2018.

Um outro processo no Tribunal de Contas com decisão expedida no dia 01º de fevereiro deste ano, suspende o atos da seleção e narra outras irregularidades. Segundo a Conselheira Lílian Martins, o edital apresentava irregularidades que comprometem a participação e avaliação dos candidatos.

Outro lado

Em entrevista ao Viagora na manhã deste sábado (10), o prefeito Veríssimo disse que na verdade trata-se de um teste seletivo e não de um concurso público e que está seguindo orientações do Tribunal de Contas.

Conta que o TCE-PI mandou fazer algumas correções, que, segundo ele, estão sendo feitas. O prefeito alega que está no prazo para conclusão dos pedidos.

Quanto às contratações, o prefeito Veríssimo diz que elas eram necessárias para dar continuidade ao serviço. “Foi orientação do Tribunal de Contas que nós tínhamos que contratar para o ano letivo funcionar. Nós temos só 22 professores e não tivemos outra saída”, argumentou.

Facebook
Veja também