Viagora

Prefeitura busca parceria para criação de centros de conciliação

A prefeitura de Teresina está trabalhando em parcerias com o TJ para a construção dos novos centros de conciliação na capital.

A Prefeitura de Teresina está trabalhando em parcerias com o Tribunal de Justiça (TJ-PI) para a criação de novos centros de conciliação na capital.

Nessa semana, o secretário da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, esteve reunido a coordenadora do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos (Nupemec) e juíza Lucicleide Belo para discutir a ampliação da parceria com o Tribunal de Justiça.

Na ocasião, o secretário Samuel Silveira sugeriu a criação e instalação de núcleos permanentes da Nupemec para o atendimento à população nos bairros Portal da Alegria e Santa Maria da Codipi. “Nosso objetivo é promover o acesso às conciliações, a arbitragem e a facilitação de conflitos, atendendo de forma mais eficaz a população que eventualmente passa por um problema que pode ser resolvido pela maneira mais rápida”, explica.

Segundo a coordenadora do Nupemec, Lucicleide, a criação e instalação dos núcleos no Portal da Alegria e Santa Maria da Codipi é uma iniciativa para tornar definitivo este tipo de prestação de serviço de cidadania às comunidades diariamente. “Com a parceria, os centros de conciliação estarão mais perto das comunidades, ou seja, uma pessoa que tenha um conflito não precisará se deslocar para o centro da cidade para ir ao fórum. Além de todas as atividades judiciais que a gente desenvolve há também a parte de cidadania, que são as orientações aos cidadãos sobre seus direitos, a orientação de como retificar certidão de nascimento, casamentos comunitários”, esclarece.

Facebook
Veja também