Viagora

Prefeitura de Ipiranga do PI decreta lockdown parcial até segunda

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito José Santos Rêgo, serão estabelecidas restrições quanto ao trânsito de veículos e tráfego de pedestres em alguns horários do dia.

Nesta quarta-feira, 10 de junho, o prefeito do município de Ipiranga do Piauí, José Santos Rêgo, assinou um decreto que estabelece medidas mais rígidas de isolamento social na cidade, localizada a 256 km de Teresina.

Segundo o documento, o chamado lockdown parcial é uma ação preventiva adotada após o município aumentar o número de casos confirmados da Covid-19. No último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, um total de 11 casos da doença foram confirmados em Ipiranga do Piauí, que possui 9.811 habitantes.

O lockdown parcial iniciará nesta quinta-feira, 11 de junho, com o feriado de Corpus Christi e se estenderá até a próxima segunda-feira (15), com a antecipação do feriado de Nossa Senhora da Conceição (comemorado no dia 8 de dezembro).

O decreto estabelece restrições para trânsito de veículos e tráfego de pedestres em alguns horários do dia, sendo passível a aplicação de multa a quem descumprir as regras. O valor da multa pelo descumprimento varia de R$ 200 a R$ 10 mil.

O documento determina que “é vedada a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20h às 6h até o dia 22 de junho de 2020”. Será permitido apenas o deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, situação que fique comprovada a urgência e emergência do deslocamento, e o deslocamento de funcionários no desempenho de suas funções (que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e assistência social, das estruturas das Forças Policiais e de Segurança Pública Patrimonial). 

O decreto menciona ainda que haverá flexibilização do funcionamento do comércio em horários específicos e torna obrigatório o uso de máscara em ambiente aberto ao público sob pena de autuação em flagrante pela prática de crime contra a saúde pública, além da aplicação de multa.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Coronavírus

Covid-19

Facebook
Veja também