Viagora

Prefeitura de Teresina oferece óculos e consultas para estudantes

O objetivo é melhorar o desempenho escolar de alunos com difulcudades na visão.

A Prefeitura de Teresina distribuiu óculos gratuitamente para crianças da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é solucionar o problema de aprendizagem de alunos que apresentam dificuldades relacionadas a visão e audição. O governo municipal também está oferecendo consultas oftalmológicas no consultório do programa Saúde na Escola, montada na Universidade Federal do Piauí.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaPrefeitura oferece consultas oftalmológicasPrefeitura oferece consultas oftalmológicas

O atendimento inicial é para crianças entre cinco e seis anos diagnosticadas previamente na escola e segue um cronograma de turmas pela manhã e pela tarde Beatriz, aluna do CMEI Júlio César, foi uma das primeiras a ser atendida no consultório. Após o exame, a menina de 5 anos foi diagnosticada com miopia e recebeu os óculos corretivos na hora. “Achei bonito e vou ler melhor”, disse.

De acordo com a gerente de Assistência ao Educando da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Madalena Leal, pelo menos 197 alunos serão atendidos esta semana. “As escolas fizeram uma primeira triagem identificando estudantes que possam apresentar problemas de visão. A estratégia é imediata, já estamos realizando as consultas e as crianças que precisarem de óculos já saem com eles do consultório. A medida contribui com a melhoria do desempenho acadêmico desses alunos e também com sua vida social”, explicou.

Cerca de 14 mil alunos de 263 escolas com o público prioritário serão atendidos por especialistas nos próximos dias. A meta, segundo a Semec, é alcançar todos os estudantes, incluindo também consultas de audição e odontológicas, todas sem custos para as família das crianças.

Facebook
Veja também