Viagora

Prefeitura de Teresina transforma lixões a céu aberto em jardins

Segundo a prefeitura, a medida visa conscientizar a população das consequências do descarte irregular do lixo.

A prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD Sul), revitalizou lixões a céu aberto, transformando em jardins na capital.

Segundo a prefeitura, a medida visa conscientizar a população das consequências do descarte irregular do lixo, além de tornar a cidade mais bonita e melhorar a qualidade de vida e bem-estar.

  • Foto: Ascom/Prefeitura de TeresinaPrefeitura de Teresina revitaliza lixões da capital.Prefeitura de Teresina revitaliza lixões da capital.

O gerente de Serviços Urbanos da SAAD Sul, Islanilton Gomes, explica que a transformação dos lixões foi realizada na rua 11 de Junho, no bairro Promorar, na zona Sul da capital. Ele afirma que a ação também pretende urbanizar as áreas, através da jardinagem para deixar a região mais agradável.

“Essa rua era um local de descarte irregular de lixo, um verdadeiro lixão, mesmo tendo um Ponto de Recolhimento de Resíduos (PRR) na mesma via, a menos de 200 metros. Nós, da Prefeitura de Teresina, estamos tomando as providências para acabar de vez com esse tipo de prática, que é tão prejudicial para a população e para o meio ambiente. Percebemos que só limpar não adianta, porque as pessoas voltam a jogar lixo em seguida. Por isso, agora vamos também urbanizar esses locais, fazer jardinagem, torná-los ambientes agradáveis”, disse.

  • Foto: Ascom/Prefeitura de TeresinaPrefeitura de Teresina transforma lixões em jardins.Prefeitura de Teresina transforma lixões em jardins.

Fabrício Amaral, coordenador de Limpeza Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), ressalta que outra iniciativa da prefeitura é a reutilização de materiais recicláveis, que tem mostrado resultados.

“Essa iniciativa da SAAD SUL têm mostrado resultados bastante significativos, por isso, vamos adotá-la em todas as zonas da cidade. Dessa forma, todos saem ganhando. A Prefeitura reduz os gastos com o recolhimento do lixo em local proibido, a população ganha espaços bonitos e arborizados, que contribuem para a redução da temperatura, dos insetos, das doenças e do odor, e o meio ambiente ganha espaços de preservação e plantio. Só temos aspectos positivos”, afirmou.

Conforme o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira, além das ações que visam à conscientização da população sobre o descarte correto do lixo, outras medidas estão sendo realizadas para contribuir, como a aplicações de multas e monitoramentos das áreas sujas.

“O descarte irregular de lixo é um dos grandes desafios que estamos enfrentando porque tem se tornado um hábito da população, infelizmente. Já realizamos inúmeras ações de conscientização, inclusive de porta em porta em alguns bairros, já aumentamos o número de fiscais para monitoramento e permanecemos com a limpeza diária, com mais de 50 equipes nas ruas. Essa iniciativa da revitalização dos locais onde existem ‘lixões’ se soma a tudo isso e estamos confiantes que essa é a forma mais eficaz de combater o problema”, explicou

Facebook
Veja também