Viagora

Prefeitura discute impactos ambientais de nova ponte com população

A audiência pública acontecerá às 15h30, na Associação de Moradores do bairro Água Mineral. A ponte interligará o referido bairro à Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A Prefeitura de Teresina realizará, nesta terça-feira (12), uma audiência pública para discutir os impactos ambientais da construção da nova sobre o Rio Poti.

A audiência pública acontecerá às 15h30, na Associação de Moradores do bairro Água Mineral, localizada na Rua Paraim, nº 449.  A ponte interligará o referido bairro, nas imediações do balão da Coca-Cola, à Universidade Federal do Piauí (UFPI), próximo ao Setor de Esportes.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaSimulação da nova ponte sobre o Rio Poty, que ligará o bairro Água Mineral à UFPI.Simulação da nova ponte sobre o Rio Poty, que ligará o bairro Água Mineral à UFPI.

Durante a audiência, que está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), a equipe da empresa responsável pela elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da obra fará a exposição técnica dos trabalhos desenvolvidos, que devem ser socializados em uma linguagem clara e objetiva.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) também realizará uma apresentação sobre os aspectos dessa obra de mobilidade urbana e seus objetivos.

Esse espaço de diálogo permitirá que os participantes compartilhem seus questionamentos, críticas e sugestões. As manifestações serão registradas em Ata, que será anexada ao processo administrativo de licenciamento da obra, bem como os documentos entregues por ocasião da audiência pública.

O secretário da SEMAM, Olavo Braz, destaca que a proposta é realizar uma audiência organizada, transparente e com uma significativa participação popular. “Esse será um momento voltado para os participantes terem suas dúvidas esclarecidas e suas sugestões expostas. Lembramos que o espaço será aberto a todos, sem necessidade de se inscrever previamente”, pontua.

Cerca de 20 órgãos e entidades, a exemplo do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Piauí (MP-PI), IBAMA, EMBRAPA, Associação de Moradores dos bairros Água Mineral e Risoleta Neves, estão sendo oficializados a participar dessa audiência pública.

Sobre a nova ponte

A ponte terá 240 metros de comprimento, quatro faixas de rolamento, com possibilidade de ampliação para mais faixas, vias para ciclistas e pedestres e piso tátil para cadeirantes e deficientes visuais.

A obra já foi encaminhada para licitação e deve ter início em abril de 2019, e tem o prazo de execução de 14 meses. O empreendimento está orçado em R$ 38,650 milhões, oriundos de um financiamento que a Prefeitura está adquirindo com recursos do FGTS, a serem acompanhados e liberados pela Caixa Econômica Federal.

Facebook
Veja também