Viagora

Prefeitura lança projeto de acolhimento em unidades de saúde

O objetivo do projeto é proporcionar um atendimento mais humanizado nas unidades de saúde da capital.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou o projeto “Acolher: Conte Comigo”, que tem o objetivo de proporcionar um acolhimento humanizado às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da capital.

A iniciativa visa aprimorar o atendimento inicial ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como base a Política Nacional de Humanização. Para isso, foram selecionados no início de agosto 271 estudantes das áreas de enfermagem, psicologia e serviço social, que irão tirar dúvidas em geral dos usuários, compreendendo as suas demandas e prestando informações relevantes sobre saúde. O prefeito Firmino Filho esteve no lançamento do projeto e falou sobre a importância da ação. “Nosso ideal é de termos uma cidade justa, com oportunidades para todos e qualidade de vida. Não basta só ter fé. É importante que possamos dar nossa contribuição”, pontuou.

  • Foto: Divulgação/AscomFirmino Filho esteve presente no lançamento.Firmino Filho esteve presente no lançamento.

O objetivo é desenvolver o diálogo e a compreensão mútua nos serviços de saúde, como explica e estudante de enfermagem Izonete Melo, integrante do projeto. “O Projeto Acolher Conte Comigo, da Fundação Municipal de Saúde, enfatiza o acolhimento da população nos serviços de saúde. Para mim acolher é tratar o outro como eu gostaria de ser tratada. Quando a gente chega no serviço de saúde a primeira impressão é a que fica, então o projeto tem grande sentido. Acolher é tratar o outro com humanização, tratar o outro como você gostaria de ser tratado”, ressalta.

Os benefícios do trabalho acontecem nas três vias, uma vez que além do aumento na satisfação da parte do usuário, as unidades terão seu atendimento facilitado e resolutividade potencializada, e os próprios estagiários poderão ter um contato mais íntimo com a realidade do SUS, o que contribuirá para sua atuação como profissionais no futuro.

“É necessário ter o olhar de solidariedade e de cumplicidade com a sociedade. Mais que conhecimento técnico, que também é importante, mas de nada vale sem o olhar para quem mais precisa. Esse projeto Acolher: Conte Comigo é fruto da construção permanente do nosso corpo técnico que busca sempre melhorar nosso atendimento. Quem vai a uma unidade de saúde não vai porque quer, mas porque precisa. E nós fazemos o possível para melhorar o acolhimento em nossas unidades”, disse Charles Silveira, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Facebook
Veja também