Viagora

Presidente da Federação de Futebol do Rio Grande do Norte permanece no cargo até 2019

Decisão foi anunciada nesta sexta-feira, com aprovação de todos os clubes da primeira divisão.

O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo da Silva, foi reconduzido para mais um mandato e está garantido na entidade até 2019. A decisão foi confirmada na manhã desta sexta-feira, na sede da instituição, onde representantes de clubes da primeira divisão do futebol potiguar assinaram um documento que garantiu a prorrogação do mandato.

Imagem: Alan Oliveira/DivulgaçãoPresidente da FNF tem mandato prorrogado por mais quatro anos(Imagem:Alan Oliveira/Divulgação)Presidente da FNF tem mandato prorrogado por mais quatro anos

Um dos principais motivos para o apoio dos filiados é a boa relação do presidente da FNF com a atual gestão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nas Olimpíadas de Londres, o cartola viajou a convite da entidade numa comitiva com presidentes de diversas federações do país.

Além disso, o potiguar passou a ocupar na gestão de José Maria Marín, presidente da CBF, de numa comissão criada pela Confederação de Patrimônio e Contas, que tem ainda os presidentes das federações de Santa Catarina e Goiás na composição.

- A renovação teve a simpatia da CBF, principalmente do Marco Polo. A presença de uma Federação do Nordeste é importantíssima, a CBF tem atendido todos os pleitos dos clubes da Federação e sem dúvida somou (para renovação do mandato) - avalia Vanildo, que aponta redução de custos e profissionalização do campeonato local como pontos de destaque de sua administração.

Segundo o presidente da FNF, a iniciativa pela prorrogação do mandato que encerraria em dezembro de 2014 partiu dos próprios clubes filiados e seguiu o estatuto da entidade a partir da convocação de assembleia 30 dias antes.

- Eles compreenderam que seria importante consolidar o modelo administrativo para que pudéssemos empreender projetos a prazos muito mais longos - afirma o presidente que negocia acordo com uma grande montadora de carros como patrocinador máster do Campeonato Potiguar de 2013.

Na Federação desde 2006, quando ocupou inicialmente o cargo de vice-presidente ao lado do ex-mandatário Alexandre Cavalcanti, Vanildo assumiu a presidência com a renúncia do então comandante, no ano seguinte.

Em 2010, com a mudança nos estatutos das federações realizado com base no da CBF, o mandato foi prorrogado por mais quatro anos. A partir de janeiro de 2015, pela primeira vez, Vanildo ocupará o cargo através de uma eleição formal.
Presidentes de clubes aprovam

Os presidentes de ABC e América aprovaram a ampliação do mandato do atual presidente na Federação e apostam no crescimento do futebol potiguar a partir da entidade.

- Tem sido um agregador. Tem um bom relacionamento com a CBF, isso soma para o futebol potiguar - avalia Rubens Dantas, presidente do ABC.

O presidente do América, Alex Padang, também destaca a importância do trabalho feito pela FNF e, sem qualquer cerimônia, elogia o cartola da Federação.

- No momento, é o melhor presidente que a Federação já viu - afirma Padang.
Facebook
Veja também