Viagora

PRF resgata filhote de tamanduá-bandeira durante abordagem na BR 343

O animal recém-nascido ainda estava com o cordão umbilical, e foi levado para zoológico.

Um filhote de tamanduá-bandeira foi resgatado durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) na BR-343, em Teresina, durante a noite deste domingo (21). O animal silvestre é recém-nascido e ainda estava com o cordão umbilical preso ao corpo. Ele foi levado para o zoológico para os cuidados possíveis.

De acordo com a PRF, o animal estava sendo levado dentro de um Fiat Strada, de placa NHW-7506, quando foi resgado após buscas em uma abordagem feita pelos policiais. O carro era conduzido por um homem de 47 anos, de iniciais E.F.R.

“O condutor não possuía autorização para transporte de animal silvestre e não soube responder a origem do animal. Para realizar o transporte deste tipo de animal, são necessários: GTA (Guia de transporte animal), autorização do IBAMA e um atestado de sanidade expedido por médico veterinário”, informou a PRF.

O animal foi apreendido após a abordagem, e o condutor foi liberado após assinar um termo circunstanciado de ocorrência (TCO). O animal foi entregue à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar) e encaminhado ao zoológico para os cuidados. O condutor foi enquadrado no Artigo 29, por transporte ilegal de animal silvestre.

Em um vídeo divulgado pela PRF, o pequeno animal silvestre está sendo alimentado por um policial da corporação, após a apreensão. Ele estava em uma caixa de papelão furada e recebia cuidados pelos PRF’s.

O tamanduá-bandeira é considerado um animal em extinção, principalmente por conta da caça indiscriminada, queimadas e temperamento considerado pacífico.

Facebook
Veja também