Viagora

Professora da Uespi apresentará trabalho sobre calazar em congresso internacional

A professora Simone Mousinho Freire desenvolveu ao longo de um ano uma pesquisa que visa apontar a relação entre a presença de células T reg em baço de cães e a

A professora Simone Mousinho Freire, docente da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no Campus Heróis do Jenipapo em Campo Maior, desenvolveu ao longo de um ano uma pesquisa que visa apontar a relação entre a presença de células T reg em baço de cães e a leishmaniose viceral, também conhecida como calazar.

Imagem: Foto:DivulgaçãoClique para ampliarMosquito palha, transmissor do calazar (Imagem:Foto:Divulgação)Mosquito palha, transmissor do calazar
O trabalho intitulado “Regulatory T cells (T reg) and its relationship with the splenic changes and clinical manifestations in dogs naturally infected with Leishmania (Leishmania) chagasi”, será apresentado no Rio de Janeiro em um evento que abrange dois congressos internacionais: XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria e XLVIII Congress of the Braziliam Society for Tropical Medicine, ambos entres os dias 23 e 27 de setembro.

Franciso Soares, pró-reitor de Ensino e Graduação da Uespi ressalta que “o trabalho desenvolvido pela professora Simone Mousinho vem fortalecer a equipe de pesquisadores da Universidade e contribuir para o ensino da instituição”.

A Leishmaniose Viceral é uma doença transmitida pela picada de um mosquito (conhecido geralmente como mosquito -palha), que transfere o protozoário Leishmania chagasi para a circulação do hospedeiro, que pode ser um animal, como o cachorro por exemplo, ou mesmo o ser humano. Dados do Ministério da saúde apontam que 92% dos casos acontecem na região Nordeste.

“A seleção para o evento reflete a importância que a instituição já tem junto à comunidade acadêmica internacional. A Uespi está agora em um mesmo patamar de qualquer universidade do mundo”, conclui Simone Mousinho.

Para a primeira etapa do trabalho, que contou com a contibuição dos professores Francisco Assis Costa, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Angelo Lindoso da Universidade de São Paulo (USP), foram realizadas análises laboratoriais do baço de animais infectados. De acordo com a professora, a segunda etapa do trabalho, que envolve a análise da pele, contará com a participação dos alunos da própria Instituição.
Facebook
Veja também