Viagora

Professores denunciam suposta manobra do prefeito Dióstenes Alves

O prefeito de Avelino Lopes não teria cumprido compensação de descontos em folha suplementar.

Professores da rede municipal de Avelino Lopes denunciaram uma suposta manobra do prefeito da cidade, Dióstenes Alves. A categoria alega a realização de um acordo informal com o gestor para finalizar a greve na cidade, mas a contrapartida do prefeito não foi realizada até hoje (16).

Um denunciante repassou que a categoria permaneceu em greve por três semanas, em protesto pela não implementação de reajuste de 6,8% para os professores. Em um acordo, o prefeito informou que concederia o reajuste, mas que teria que descontar os dias não trabalhados, reembolsando os descontos em uma folha de pagamento suplementar, o que não aconteceu.

A reunião aconteceu após o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Avelino Lopes (Sindserm) ajuizar um mandado de segurança coletivo contra a Prefeitura, por conta do não pagamento do reajuste, no início do mês de março. Os professores alegam que a greve era legal.

O acordo foi realizado entre a categoria e o prefeito de forma informal, confiando apenas na palavra do gestor, sem que nenhum documento que garantisse o acordado fosse assinado. Após as negociações, os professores retomaram as aulas.

O prefeito do município, Dióstenes Alves, informou que aguarda a decisão judicial acerca da legalidade do movimento grevista dos professores. Ele afirmou que caso seja considerada, de fato, legal, os descontos devem ser reembolsados.

  • Foto: ReproduçãoPrefeito Dióstenes José AlvesPrefeito Dióstenes José Alves

Diógenes afirmou ainda que foi acordado o pagamento do reajuste a categoria, e que os professores vão repor as aulas para não prejudicar os alunos. “O acordo que nós fizemos foi conceder o aumento, o reajuste. Agora, prejudicar os alunos não. Eles vão repor as aulas. Nós estamos a aguardando é a resposta da Justiça”, disse o prefeito.

Mais conteúdo sobre:

Dióstenes José Alves

Facebook
Veja também