Viagora

Profeta e seguidores não voltaram mais mais para "arca" e a Polícia vigia o local 24h

Luís chegou às 2h da manhã na "arca", mas não pode entrar. Ninguém sabe onde eles estão.

Na noite do último sábado (14/10) foi solto Luis Pereira dos Santos, de 43 anos, conhecido como "profeta" em Teresina. Ele saiu no final da noite e, segundo a polícia, apareceu no Parque Universítário, zona Leste da capital, por volta das 2h da manhã, mostrando o alvará de soltura, querendo entrar na residência dele, que ele chama de "arca".

Como ninguém está autorizado a entrar, Luis não foi autorizado a voltar, com isso ele foi embora e ninguém, nem a polícia sabem para onde ele foi.

O 180graus, que divulgou a saída dele da prisão ainda durante a noite de sábado, foi até o Parque Universitário procurar Luis, ou algum seguidor, porém todos sumiram.

A polícia explica que o "clima ficou quente por conta da profecia", o que torna inviável a permanência dele na casa por enquanto. A situação chega a ponto da PM fazer rodízio de 24h em frente à arca para que ninguém apareça para saquear ou colocar fogo no local.

Segundo dona Mariana e o filho Valdivino, muitas pessoas ameaçaram queimar as casas chamadas de arca, além de existir o perigo de saque. "Há oito geladeiras em uma das casas e o povo está de olho", disse dona Mariana.

O que foi possível observar foi que a "arca" está vazia. O 180graus teve acesso ao quintal da residência do profeta, onde ele realizava casamento de adolescentes. "Ele juntava meninos e meninas de 13 e 14 anos e fazia o casamento aqui", comenta um menino de 8 anos que frequentava as reuniões de Luis Pereira.

Ao serem perguntados se havia ratos na região, os vizinhos foram unânimes: "Não há ratos aqui?!". Quando indagados do porquê de Luis Pereira ter veneno para rato na casa, ninguém soube responder...
Imagem: ReproduçãoA A "arca" está, literalmente, lacrada, mas sem pessoas dentro
Imagem: ReproduçãoA polícia vigia 24 horas por dia. Ora com carro, ora com moto(Imagem:rEProdução)A polícia vigia 24 horas por dia. Ora com carro, ora com moto
VIZINHOS TÊM MEDO
Ao se referirem a Luis Pereira, os vizinhos comentam que ele sempre foi tranquilo e nunca incomodou ninguém. Há até um ambiente de admiração pelo fato dele trazer para a residência dele pessoas que estavam nas ruas o com problemas com drogas, comenta o segurança Valdivino, que mora ao lado da residência do "profeta".

Porém, de acordo com os vizinhos, a situação passou a ficar ruim a partir do momento que Luis passou a anunciar o fim do mundo. "Depois disso ele até chegou a ser jurado pelos traficantes que não gostaram dessa história de fim do mundo", comenta um dos vizinhos.

A família de dona Mariana é a que mais tem a temer com a situação que se contruiu. A casa deles fica exatamente entre as duas residências usadas pelo "profeta". Dona Mariana explicou que a casa onde ela mora foi comprada do genro de Luis Pereira, mas ela não imaginava que, anos depois, ela ficaria no meio de um fogo cruzado. "Na sexta (12/10), quando houve o tumulto a nossa casa chegou a ser atingida por bomba, além da correria que ficou por aqui. Minha mãe passou mal", comenta Valdivino, filho de dona Mariana.

Dona Mariana já até repensa na ideia de sair dali, pois teme outras manifestações, inclusive colocarem fogo nas residências do "profeta", o que, fatalmente, vai atingir onde ela mora, que é exatamente entre as duas.

SERIA UM SINAL?

Enquanto a reportagem do 180graus estava na "arca do profeta", um caso interessante aconteceu: passeava tranquilamente pela residência de Luis Pereira um gato preto.

O felino estava tão à vontade que parou para descansar no local antes usado pelo "profeta" para se abrigar e realizar reuniões religiosas.

Mais conteúdo sobre:

Willame Moraes

Facebook
Veja também