Viagora

Projeção da inflação registra leve aumento ficando em 3,09%

A taxa de juros esperada para o fim de 2017 continua em 7 pontos percentuais.

Em alta, a projeção da inflação sobe 0,01 ponto percentual em relação a semana passada. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) esperado pelo mercado financeiro nesta semana é de 3,09%, contra 3,08%. O valor fica acima da Meta da Inflação estipulada pelo Governo central.

Os dados são do Boletim Focus, levantamento feito pelo Banco Central do Brasil que estipula as expectativas de mercado. O levantamento é um dos principais indicadores financeiros do país.

  • Foto: Divulgação/Google MapsProjeção de inflação cai juntamente com estimativa do PIB, conforme Banco Central.Projeção de inflação se mantém dentro da meta da inflação, conforme Banco Central.

Segundo o Focus, o IPCA esperado para o ano de 2018 deu uma leve subida em relação a semana passada, saindo de 4,02% para 4,04%. O índice estava há várias semanas sem nenhuma alteração.

Outra projeção feita pelo boletim foi a dos juros básicos. A Taxa Selic esperada para o fim de 2017 e 2018 é de 7%, mesmo valor registrado na semana anteriores. Porém, a média esperada para o próximo ano é de 6,88%, ao passo que para este ano é esperado 9,84%.

Facebook
Veja também