Viagora

Promotor pede a impugnação do registro de candidatura do atual prefeito de Esperantina

Nas petições, o promotor Sérgio Reis está requerendo que o Juiz Eleitoral, Marcus Klinger Madeira Vasconcelos impugne os registros das oito candidaturas que for

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarPrefeito Chico Antônio teve pedida a impugnação do registro de sua candidatura pelo MPE.(Imagem:Reprodução)Prefeito Chico Antônio teve pedida a impugnação do registro de sua candidatura pelo MPE.
O Promotor Eleitoral, Sergio Reis Coelho deu entrada na tarde desta segunda-feira (10 de julho de 2012), na Justiça Eleitoral de Esperantina-PI, com oito pedidos de impugnação de registros de candidaturas, naquele Município, dentre eles, o registro da candidatura do atual prefeito Chico Antônio (PT), que está com o mandato eletivo cassado, pelo TSE, mas que continua no cargo.

Nas petições, o promotor Sérgio Reis está requerendo que o Juiz Eleitoral, Marcus Klinger Madeira Vasconcelos impugne os registros das oito candidaturas que foram requeridas para disputar as eleições municipais do dia 7 de outubro deste ano (2012).

O promotor Sergio Reis declarou que solicitou junto ao Juiz Eleitoral, a impugnação dos registros de candidaturas dos seguintes candidatos: o atual Prefeito de Esperantina-PI, Francisco Antônio de Sousa Filho, o Chico Antônio (PT); da sua vice Soraya Maria Medeiros de Aguiar (PSB); dos ex-prefeitos Alfredo Castro Filho (PMDB) e Joe Alves de Alcântara (PRTB), bem como também, dos candidatos ao cargo de vereador Edimilson Silva Araújo (PT); Francisco de Sousa Oliveira, o popular Thesco (PRB); Francisco de Assis Sena dos Santos (PRB) e de José de Queiroz Neto (PP), sendo este último do Município de Morro do Chapéu do Piauí.

O Promotor explicou que solicitou a impugnação dos registros de candidaturas do prefeito Chico Antônio e da atual vice-prefeita Soraya Medeiros de Aguiar, porque os dois respondem a processo por abuso de poder político e econômico junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí – TRE-PI. Os dois requereram os registros para concorrerem a reeleição em Esperantina.

Já com relação aos ex-prefeitos Alfredo Castro e Joe Alcântara, o promotor Sergio Reis declarou que solicitou a impugnação dos registros de candidaturas dos mesmos, em razão de que os dois tiveram as suas contas reprovadas junto ao Tribunal de Contas do Estado – TCE-PI.

Com relação aos demais candidatos, Sergio Reis informou que a maioria não apresentou as suas contas em tempo hábil permitido pela Lei Eleitoral, ou seja, entregaram fora do prazo (Extemporânea), a exemplo do Professor Edimilson Araújo; Francisco Sena e Francisco Oliveira. Já o candidato da cidade do Morro do Chapéu do Piauí, Antônio Queiroz, foi solicitado a impugnação do seu registro de candidatura, em decorrência de que o mesmo, não se filiou em nenhum Partido Político daquele Município.

Sergio Reis explicou ainda que o Juiz Eleitoral, Marcos Klinger a partir de agora vai analisar caso a caso e em seguida os candidatos serão notificados e em um prazo de sete dias poderão estarem fazendo as suas defesas prévias junto a Justiça Eleitoral, conforme o que rege a Lei Complementar 64/90.
Facebook
Veja também