Viagora

Quatro pessoas são presas por desviar água de adutora no Piauí

A operação sob a coordenação da Gerência de Picos, eliminou oito desvios de grande porte em tubulações.

Nesta segunda-feira (11), quatro pessoas foram presas em flagrante suspeitas de furtar água da adutora Poço de Marruá, que abastece as cidades de Patos do Piauí, Jacobina do Piauí, Curral Novo do Piauí, Simões, povoado Ingazeira e Claridade do Piauí, região sul do estado.

A operação sob a coordenação da Gerência de Picos, eliminou oito desvios de grande porte em tubulações de 25 e 32 mm. As ligações clandestinas foram detectadas diretamente na adutora, em ventosas e registros.

De acordo com a gerência, a água desviada estava sendo utilizada para criação de peixes, irrigação de plantações, construções, abastecimento de reservatórios, dentre outras funções.

O gerente da Unidade de Negócios de Picos, Francisco das Chagas Ferreira, pontua que depois de varredura ao longo da adutora a água está chegando aos locais prejudicados. Cerca de 40% da água destinada a Curral Novo estava sendo desviada.

A empresa Agespisa  informou que com o apoio das forças policiais, combate o roubo de água nas adutoras que cortam o semiárido piauiense com frequência. Além disso, a empresa está monitorando a distribuição das cidades atendidas com o canal de tubulação.

Em setembro, uma operação na adutora de Piaus eliminou doze desvios de água. Os suspeitos foram encaminhados à delegacia de polícia de Simões.

Facebook
Veja também