Viagora

Quatro pessoas são transferidas na mesma ambulância para o HUT

Pacientes esperavam desde às 7 horas da manhã para serem transferidos ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas só foram levados por volta de uma hora da madrugada do dia seguinte.

O Viagora recebeu novas denúncias, na manhã desta sexta-feira (26), relatando a falta de ambulância na Unidade Básica de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Renascença, zona sudeste. Dessa vez, pacientes estão sendo transferidos aglomerados dentro da mesma ambulância.

Segundos fatos relatados, os pacientes que aparecem em registro fotográficos dentro de uma ambulância de Apoio do SAMU, esperavam desde às 7 horas da manhã para serem transferidos ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas só foram levados por volta de uma hora da madrugada do dia seguinte.

  • Foto: DivulgaçãoPacientes sendo transferidos para o HUTPacientes sendo transferidos para o HUT

De acordo com o que foi levantado pelo Viagora, a ambulância que está sendo utilizado pela UPA do Renascença é de uma empresa terceirizada contratada pela prefeitura de Teresina e não possui a mesma estrutura do SAMU. Além disso, a quantidade de carros não é suficiente para a demanda, já que são apenas dois veículos para a capital inteira.

  • Foto: DivulgaçãoAmbulância terceirizadaAmbulância terceirizada

Além disso, as denúncias dizem que os pacientes estavam em estado grave, mas o SAMU informou a UPA que não estava fazendo transferências de pacientes, apenas atendimentos de urgência e emergência.

Na denúncia anterior, os pacientes da UPA do Renascença estavam sendo transferidos em um veículo modelo Fiat Uno. Registros fotográficos também foram feitos da situação no dia 09 de janeiro deste ano.

Outro lado

Anteriormente a Fundação Municipal de Saúde (FMS) já havia informado que a situação da falta de ambulância e do uso de transportes alterntivos estava sendo resolvida, já que novas ambulâncias foram adquiridas pela prefeitura de Teresina, para 2018. 

”Parte das  ambulâncias são antigas e eventualmente apresentam problemas e são encaminhadas para as oficinas e ficam aguardando peças. A FMS tem trabalhado para renovar a frota e em 2017 foram compradas 10 novos carros para o SAMU,sete já estão em uso e mais 3 devem chegar até final do mês.As transferências entre hospitais são feitas via Central de Regulação e com autorização e acompanhamento médico.Eventuais transferência só são realizadas no carro da administração do hospital se for urgente,com um parecer médico e acompanhamento de um profissional da saúde,desde que não ofereça nenhum risco para o paciente”, diz nota da FMS.

Facebook
Veja também