Viagora

Queimaduras por águas-vivas lideram atendimentos no litoral

A Sesapi está reforçando, desde a quinta-feira (19), o atendimento de urgência nas praias de Luis Correia.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está reforçando, desde a quinta-feira (19), o atendimento de urgência nas praias de Luís Correia por conta do período de férias. Uma equipe de médicos e enfermeiros, formada por quatro profissionais, realiza atendimento nas praias de Atalaia, Coqueiro e Cajueiro da Praia.

Imagem: Foto:Joaquim Eduardo/SesapiClique para ampliarEquipe da Sesapi em atendimento no litoral(Imagem:Foto:Joaquim Eduardo/Sesapi)Equipe da Sesapi em atendimento no litoral
As ocorrências são as mais variadas, no entanto, uma vem se destacando em Luís Correia: queimaduras ocasionadas por águas-vivas. Só no último domingo (23) foram registrados 15 casos em Atalaia.

“As ocorrências de queimaduras por água-viva são a maior demanda que recebemos nestes dias, por isso, queremos alertar os adultos e as crianças. Pedimos que os pais não deixem as crianças entrarem sozinhas no mar, a atenção deve ser redobrada. Estamos prontos para atender as principais praias nos dois últimos fins de semana de julho, quando o fluxo de pessoas ainda é muito grande”, explica a médica Evandra Sousa.

A orientação nestes casos é que a vítima evite esfregar as mãos ou as unhas, ou mesmo, tecidos e areia no ferimento, para não estourar as cápsulas do veneno do animal. O ideal é passar apenas vinagre branco (ácido acético), que é capaz de neutralizar o efeito do veneno. Nunca se deve colocar água doce no local atingido, pois isso poderá agravar o problema.

“A pessoa que sofrer uma queimadura por água-viva deve vir às nossas ambulâncias e aqui lavamos o ferimento com água do mar, somos preparadas para fazer o primeiro atendimento, com a aplicação de vinagre, para neutralizar a dor”, orienta Evandra Sousa. Segundo a médica, algumas pessoas mais sensíveis podem sofrer complicações sérias, dependendo do local e do tamanho da área do corpo atingida.

Além de queimaduras de águas-vivas, as equipes atenderam inúmeros casos de urgência e emergência nos pontos estratégicos das praias de Luis Correia.

Atendimento

As equipes da Sesapi continuam os trabalhos no próximo dia 26. A mesma estrutura do último fim de semana será novamente utilizada no litoral. Ao todo, as praias de Atalaia, Barra Grande e Coqueiro receberam três ambulâncias com motoristas, socorristas, médico, enfermeira e técnico de enfermagem sendo uma ambulância de Suporte Básico e duas ambulâncias de Suporte Avançado equipadas para atender às urgências contendo desfibrilador, medicamentos e material médico hospitalar.
Facebook
Veja também