Viagora

Rafael Fonteles confirma contingenciamento nas contas do Estado

Além de apresentar os números do segundo quadrimestre de 2019, Rafael Fonteles falou sobre o pagamento do décimo terceiro e sobre o controle das finanças.

Na manhã desta quinta-feira (5) o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, foi à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para apresentar os números do segundo quadrimestre de 2019.

De acorodo com os dados, o estado se mantém no limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade (LRF). Em entrevista à TV Cidade Verde, o secretário fala sobre o custeio da máquina pública, o pagamento do décimo terceiro, e sobre os contingenciamentos feitos pelo estado para realizar os pagamentos no fim do ano.

“Sempre nesse período de dezembro é mais desafiador para equipe econômica porque temos o décimo terceiro, então são três folhas de pagamento praticamente pagas em 45 dias. Então tudo é realmente contingenciado para focar na folha, aí quando chega janeiro e fevereiro, se paga esses passivos relativos as outras despesas”, disse o secretário.

  • Foto: Divulgação/AlepiSecretário Rafael FontelesSecretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles

Além do contingenciamento, o secretário de Fazenda falou ainda sobre o cuidado com as despesas do estado para pagar as dívidas públicas. 

“Demostramos uma redução das despesas correntes em mais de R$ 300 milhões, o que contribuiu para a redução de passivos. Ainda há passivos do estado, por isso nós temos que continuar com esse cuidado, esse zelo com cada despesa pública para poder colocar todas as contas em ‘dias’, não só a tabela de pagamento dos servidores, mas o pagamento de todos os fornecedores em dia”, conta o secretário de Fazenda.

Questionado sobre os investimentos do Governo do Estado para 2020, Rafael Fonteles conta que “investimento é feito basicamente com operação de crédito, não com a fonte do tesouro estadual”.

Facebook
Veja também