Viagora

Realização do vestibular vai transcorrer normalmente, diz Universidade Federal do Espirito Santo

Paralisação de professores completa três meses, no ES. Calendário acadêmico deverá ser reprogramado após a greve.

A greve na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) completa três meses nesta sexta-feira (17) e nem todos os cursos conseguiram encerrar o primeiro semestre do ano letivo, que terminou neste último mês de julho. De acordo com a Universidade, a adesão ao movimento é parcial e por esse motivo alguns professores continuaram dando aulas normalmente até o período de recesso previsto pelo calendário acadêmico. Já na visão da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), a adesão é maior que 50%. Ainda não é possível realizar matrículas e rematrículas de alunos, já que o serviço foi suspenso pela instituição.

O encerramento do período letivo do semestre 2012/1, de acordo com o calendário, estava previsto para o dia 9 de julho. A Universidade informou que muitos professores dos Centros de Ciências da Saúde e Tecnológico, dos cursos da área de Engenharia e do curso de Direito mantiveram as aulas até essa data, mas que após o recesso as aulas não foram retomadas.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) definiu que, assim que a greve terminar, a reposição das aulas será integral. Mas a forma como se dará a reposição ainda será definida, provavelmente após o fim da paralisação, quando será possível contabilizar o total a ser reposto. O calendário acadêmico da Ufes deverá ser reprogramado assim que todas as aulas forem retomadas, segundo a instituição.

Sobre o serviço de matrícula dos calouros aprovados no vestibular de inverno, que foi adiado, a Universidade disse que está orientando os estudantes a ficarem atentos às informações divulgadas no portal, já que qualquer decisão relacionada ao calendário caberá ao Cepe. Os alunos que não encerraram o primeiro semestre deverão aguardar o reinício das aulas para que o período seja encerrado. Só então será possível fazer a rematrícula.

A Ufes garantiu que calouros e veteranos não serão prejudicados por conta da greve e que não há risco de cancelamento de curso ou do próprio semestre. Quanto à situação do vestibular 2013, a instituição informou que o processo de realização está transcorrendo normalmente, mas o prazo para as inscrições ainda não foi definido.

Imagem: Eduardo Dias/ DivulgaçãoManifestantes deitados nos bancos do prédio da reitoria da Ufes (Imagem: Eduardo Dias/ Divulgação)Manifestantes deitados nos bancos do prédio da reitoria da Ufes

Greve nacional
O governo apresentou duas propostas neste período, e fechou um acordo de reajuste salarial com uma das entidades docentes, a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes). No entanto, as outras duas entidades docentes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino (Andes) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Tecnológica (Sinasefe), que iniciaram o movimento de greve, não aceitaram a proposta.

O governo federal diz que a negociação está encerrada e pressiona as reitorias das universidades a planejar o calendário de reposição de aulas. Por outro lado, Andes e Sinasefe afirmam não reconhecer o acordo e pressiona o governo a reabrir o diálogo. Nesta quinta-feira (16), o sindicato protocolou no Palácio do Planalto uma carta dirigida à presidenta Dilma Rousseff pedindo reabertura imediata das negociações com os docentes em greve.

Facebook
Veja também