Viagora

Receita disponibiliza consulta para o 4º lote da restituição

No Piauí serão 17.627 contribuintes beneficiados com o pagamento.

A Receita Federal abriu, nesta sexta-feira (08) a consulta para quarto lote da restituição do Imposto de Renda sobre a Pessoa Física. Restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016 também serão contempladas. O crédito nas contas bancárias será depositado em 15 de setembro.

No Piauí, serão 17.627 contribuintes beneficiados com o 4º lote, totalizando mais de R$ 21 milhões em restituições. Já lote multiexercício abrange restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016, totalizando 590 declarações contempladas no Piauí, e um pagamento de R$ 968 mil.

Para realizar a consulta, o contribuinte deve acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146. No site do órgão público (serviço e-CAC) é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte poderá fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Há também um aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones, com o objetivo de facilitar consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição fica disponível durante um ano no banco. O resgate feito após esse prazo deverá ser requerido através Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Facebook
Veja também