Viagora

Receita Federal alerta contribuintes após tentativas de golpe

O órgão informou que Estelionatários estão tentando aplicar golpes em nome da Receita Federal por e-mail.

A Receita Federal vem alertando a população a cerca de tentativas golpes envolvendo o nome do órgão que estão sendo feitas por estelionatários através do e-mail.

De acordo com a instituição, os golpistas estão enviando mensagens para os contribuintes com o objetivo de coletar informações pessoais. As mensagens indevidas possuem informações falsas e verdadeiras para enganar e fazer com que o cidadão clique em determinados links.

  • Foto: Divulgação / Receita FederalModelo de e-mail falsoModelo de e-mail falso

Devido a tentativa de fraude eletrônica e aplicação de golpes, a Receita Federal informou que não envia e-mails sem a autorização do contribuinte e nem mesmo autoriza terceiros a encaminhar os avisos. Ainda segundo a Receita Federal a comunicação é feita somente através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.

Como forma de evitar ser afetado pelas tentativas de golpe, ao receber o e-mail o contribuinte deve evitar abrir os arquivos anexados, pois podem se tratar de programas que podem causar danos no dispositivo e coletar informações confidenciais.

Outra dica é não acionar os links para endereços da internet ou clicar em mensagens como “clique aqui” e excluir o conteúdo imediatamente.

Mais conteúdo sobre:

Receita Federal

Facebook
Veja também