Viagora

Região de Picos celebram os 162 anos da sua Padroeira Nossa Senhora dos Remédios

Programação foi aberta na manhã desta segunda-feira, 6 de agosto, e prossegue até o dia 15.

Com uma alvorada festiva e procissão pelas principais ruas da cidade, teve início na manhã desta segunda-feira, 6 de agosto, a programação da 162ª Festa de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira de Picos. As atividades religiosas prosseguem até o dia 15 de agosto e a expectativa da organização é que agora em 2012 o número de fiéis supere as edições anteriores.

Imagem: José Maria Barros/GP1Festa da Padroeira atrai milhares de fiéis todos os anos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Festa da Padroeira atrai milhares de fiéis todos os anos

Este ano o tema geral escolhido foi “Sob o olhar da Virgem dos Remédios, somos Igreja em Missão”. E o padre Gregório Leal Lustosa, pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios lembra que as famílias picoenses são esperadas para participar da festa.

“Convidamos todos a participar desse tempo de graça, de animação, de alegria, de congraçamento, de forte espiritualidade e de bastante oração”, destaca o padre Gregório, lembrando que Maria é o caminho mais curto e mais grato para se chegar a Jesus.

Programação

Na manhã desta segunda-feira ocorreu a Festa da Transfiguração do Senhor e abertura oficial com alvorada festiva e procissão saindo da Catedral, seguindo por várias ruas e retornando para a Igreja Matriz. Logo depois, hasteamento da Bandeira da Festa de Nossa Senhora dos Remédios e concluindo com um café comunitário no Salão Paroquial. À noite novena/ missa e quermesse.

Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Gregório, coordenador da festa(Imagem:José Maria Barros/GP1)Padre Gregório, coordenador da festa

A programação segue até 14 de agosto com ofício ao meio-dia e novena/missa e quermesse à noite. No dia 14 acontecerá o leilão da Padroeira. 15 de agosto, alvorada festiva às 05h da manhã e às 07h missa solene da festa no adro da Igreja Catedral. No final da tarde, procissão com a imagem de Nossa Senhora pelas principais ruas e avenidas da cidade, retornando para a praça Justino Luz, onde haverá a benção do Santíssimo Sacramento e Arreamento da Bandeira encerrando a programação.

Imagem: José Maria Barros/GP1Festa da Padroeira chega a sua 162ª edição(Imagem:José Maria Barros/GP1)Festa da Padroeira chega a sua 162ª edição

Durante a programação vários padres participarão das celebrações, dentre eles Francisco de Assis, de Santa Cruz do Piauí; Miguel Feitosa, de Monsenhor Hipólito; Francisco Bezerra, da Itália; Francisco Pereira Borges (Chiquinho), de Bocaina; Sebastião Santos, de Ipiranga do Piauí; Wagner Carvalho, de Padre Marcos; Francisco Feitosa, de Itainópolis; Flávio Santiago, Junco e Carlos Danilo, Betânia do Piauí. Também participarão os bispos dom Fernando Panico, de Crato-CE e dom Plínio José de Picos.
Facebook
Veja também