Viagora

Regina Sousa entrega moinho à quebradeiras de coco em Miguel Alves

Segundo o Estado, a máquina que vai aumentar a produção e a renda das 31 associadas foi adquirida pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) com emendas do deputado Francisco Limma.

A vice-governadora Regina Sousa entregou, nesse sábado (22), um moinho com capacidade para moer até 300 quilos por hora do mesocarpo do coco babaçu para a Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco da cidade de Miguel Alves, a 77 km de Teresina.

Segundo o Governo do Piauí, a máquina que vai aumentar a produção e a renda das 31 associadas foi adquirida pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) com recursos de emenda do deputado estadual Francisco Limma (PT), atendendo ao pedido da vice-governadora que já foi quebradeira de coco.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíRegina Sausa entrega moinho para quebradeiras de coco em Miguel AlvesRegina Sousa entrega moinho para quebradeiras de coco em Miguel Alves

Na oportunidade, Regina Sousa destacou que a máquina vai ajudar a modernizar o trabalho das quebradeiras de coco que ainda é feito de forma manual e por isso têm uma produção pequena. Ela informou ainda que a Prefeitura de Miguel Alves vai comprar a farinha do babaçu, feita do mesocarpo, para usar na merenda escolar e lembrou do trabalho da Pastoral da Criança, que sob a coordenação de Zilda Arns, que salvou mais de 20 mil crianças da desnutrição usando o mingau feito com a farinha de babaçu.

“Está agregando valor ao produto delas: quanto mais elas produzirem, mais vão poder viver melhor. E isso é uma prova de que o babaçu dá pra sobreviver e sobreviver bem”, comentou a vice-governadora.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíEntrega do moinho em Miguel AlvesEntrega do moinho em Miguel Alves

A secretária da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, disse que a máquina vai fortalecer a produção da agricultura familiar da associação, que já dispõe de infraestrutura para produzir e comercializar produtos feitos com o coco babaçu, e que o moinho era o que faltava para impulsionar a produção local e aumentar a renda com a comercialização dos produtos para a merenda escolar e programas do Governo do Estado. O deputado Francisco Limma relatou que o mandato dele sempre faz parcerias com entidades. No caso do Moinho, ele destinou R$ 15 mil.

Para a presidente da Associação de Mulheres Quebradeiras de Coco, Maria Alice Pereira dos Santos, o moinho vai melhorar a qualidade do mesocarpo, pois antes tinha que extraí-lo, no pisar e peneirar em um pano. Na solenidade de entrega do moinho, realizada na comunidade Riacho do Conrado participaram, o prefeito Francisco Antônio Ribeiro de Paiva, vereadores, secretários municipais, representantes da Comissão Pastoral da Terra e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Facebook
Veja também