Viagora

Relatório diz que Vale sabia de risco de rompimento em Brumadinho

Conforme dois relatórios da Vale, um de 2017 e outro de 2018, a mineradora sabia dos riscos de rompimento da barragem 1.

Conforme dois relatórios da Vale, um de 2017 e outro de 2018, a mineradora sabia dos riscos de rompimento da barragem 1 da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho. A informação foi publicada pela agência de notícias Reuters.

Os relatórios apontam que documento interno da Vale de novembro de 2017 afirma que a barragem, já naquela época, tinha uma chance de colapso duas vezes maior que o nível máximo de risco individual tolerável.

  • Foto: Divulgação BrumadinhoBrumadinho

Ainda segundo a agência de notícias, documento, de outubro de 2018, indicava que além de ter duas vezes mais chances de se romper do que nível máximo tolerado pela política de segurança da empresa, a barragem estava em uma "zona de atenção".

Nesta segunda-feira (11), 165 corpos já haviam sido resgatados da lama .O número de desaparecidos é de 155 pessoas, de acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais.

Através de nota a Vale informou que não existe em nenhum relatório, laudo ou estudo conhecido, qualquer menção a risco de colapso iminente da barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Facebook
Veja também