Viagora

Respiradores mecânicos do Piauí são apreendidos em São Paulo

Por meio de mandado de busca e apreensão, o governo enviou avião para o resgate imediato dos equipamentos em São Paulo.

O Governo do Piauí informou que nesta quarta-feira (27), deve receber os 20 respiradores mecânicos comprados pelo estado que haviam sido apreendidos pelo Ministério da Saúde em São Paulo e que foram liberados após determinação da Justiça.

Segundo o governo do estado, os aparelhos fazem parte do lote de 81 respiradores comprado pelo Piauí antes da pandemia da Covid-19, mas foram confiscados pelo Ministério da Saúde.

Após um mandado de busca e apreensão determinado pelo juiz da 2ª Vara Federal do Piauí, Márcio Braga Magalhães, os aparelhos foram liberados.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, o Governo do Piauí enviou um avião para resgatar os 20 aparelhos, e diz que os demais respiradores devem ser entregues nos próximos dias.

Ainda segundo o secretário de Saúde, dos 20 respiradores, 11 serão destinados à ampliação da UTI do Hospital Natan Portela, cinco para o Hospital de Campanha do Ginásio Verdão e quatro para o Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Na avaliação do secretário Florentino Neto, com a chegada dos respiradores o sistema de saúde do Piauí terá uma situação “mais favorável”.

Facebook
Veja também