Viagora

Resultado do P-Fies é divulgado nesta sexta-feira (16)

A modalidade oferece financiamento estudantil por meio de bancos privados.

O P-Fies divulga hoje (16) os selecionados para participar da nova modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criada pelo Ministério da Educação (MEC). Nesta categoria, o financiamento será realizado com um banco privado.

Segundo o G1, a classificação dos selecionados no programa ocorre de acordo com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino médio (Enem), sendo efetivada somente com a pré-aprovação do financiamento por pelo menos um agente financeiro operador de crédito. Caso isso não ocorra, ele perde a vaga no P-Fies.

  • Foto: DivulgaçãoPágina do FiesPágina do Fies

No processo de financiamento, o Ministério da Educação (MEC) não interfere, pois a responsabilidade é de operadores de créditos relacionados com as instituições de ensino participantes. Assim, o percentual de juros cobrado no financiamento não foi divulgado.

Para participar do P-Fies, o selecionado precisa estar incluído em uma faixa de rendimentos e a renda familiar bruta mensal per capita não deve ser menor que um salário mínimo ou superior a cinco salários mínimos. Essa regra vale tanto para o Fies quanto para o P-Fies. Os bolsistas parciais do Prouni podem participar do processo seletivo para financiar a parte não coberta pela bolsa.

Aprovação

A modalidade não possui lista de espera e é necessário cumprir a etapa de complementação de informações pessoais no site do programa. Caso seja provado, o candidato deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida, em até cinco dias úteis após o resultado, para validar as informações prestadas no ato de inscrição. O prazo para o procedimento é de 16 à 23 de março.

Caso a documentação do estudante seja aprovada pela comissão, ele deve procurar um agente financeiro para apresentar a documentação exigida, a partir do 3º dia útil, tendo dez dias para concluir a etapa. Por fim, se as condições do contrato forem aprovadas, o empréstimo será formalizado.

Facebook
Veja também