Viagora

Reunião discute implantação da Patrulha Maria da Penha na capital

O projeto visa a realização de visitas periódicas às residências de 100 mulheres em situação de violência doméstica e familiar em Teresina.

Uma reunião ocorrida na tarde dessa quinta-feira (22) com representantes de secretarias de Teresina, discutiu a implantação do projeto Patrulha Maria da Penha para atender mulheres vítimas de violência que são assistidas pelo Centro de Referência Esperança Garcia, na capital.

O objetivo do projeto é a realização de visitas periódicas às residências de 100 mulheres em situação de violência doméstica e familiar para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência e reprimir eventuais atos de risco. O secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, esteve reunido com representantes da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), da Guarda Civil Municipal e com o vereador de Teresina, Enzo Samuel para discussão do projeto.

“Nossa ideia é criar um formato experimental de instalação do que seria a Patrulha Maria da Penha a ser executada pela Guarda Civil Municipal, tomando como filtro o Centro de Referência Esperança Garcia. Já chegamos a um fluxo mínimo, agora, é aprimorar o projeto, e se for viável, até o mês de novembro, a gente faça o lançamento do programa”, afirmou o secretário.

O secretário disse, ainda, que além das visitas o encontro apontou alternativas de combate à prática como o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e o desenvolvimento de um aplicativo para aparelhos celulares. “Nós vamos fazer novas reuniões para alinhar o projeto e apresentar ao prefeito Firmino Filho. Temos, também, a intenção de conhecer a execução desse projeto em Curitiba, Salvador e Belo Horizonte. Vamos buscar fazer contato para entender as dificuldades nesse processo de implantação e o alcance”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Semcaspi

Facebook
Veja também